31 de agosto de 2012

Diário de uma peregrina #7

Teo - Santiago de Compostela

Percebemos que os moços que saiam connosco de manhã demoravam mais do que nós a arranjarem-se. Enquanto que eles acordavam às 5 da matina a nós bastava-nos acordar as 5:30. Mas para mim essa meia hora a mais não adiantou grande coisa. Um dos moços contou-me que em Tui uma pessoa que estava na parte de cima dos beliches caí-o e partiu o nariz. Eu que ficava na maior parte das vezes na cama de cima do beliche, em Teo passei mal porque como não tinha gradeamento (o albergue de Ponte de Lima já colocou o gradeamento nos beliches - uma boa ideia) passei a noite toda a acordar e com medo de cair.

Os 13kms que separam Teo de Santiago de Compostela custou-me muito   passa-los devido à ansiedade de chegar a Santiago. Estava sempre à espera que a próxima estrada fosse já em Santiago de Compostela.

O dia acordou cinzento como já vinha sendo hábito e adivinhava-se a chuva, mas foi quando começamos a ver os pináculos da Catedral que começou a chover, mas a felicidade era tão grande que as dores e o desconforto da chuva passaram ao lado. O ano passado já tinha estado em Santiago de Compostela, por isso não foi a minha primeira vez na cidade e na Catedral, mas foi como se tivesse sido a primeira vez, como se nunca ali tinha estado porque desta vez tinha chegado não como turista, mas como peregrina e tinha em mim toda a alegria e dor do Caminho.
Catedral de Santiago às 9 da manhã de 31 de Agosto de 2011

Em frente da catedral há um edifício com umas arcadas e estavam lá todas as pessoas que acabavam de chegar ali e lá fomos nós para debaixo das arcadas e acabamos de comer o nosso chocolate que tínhamos comprado em Teo.

Precisávamos antes da missa do peregrino ao meio-dia arranjar um local para dormir. Fomos pedir algumas indicações a um segurança que estava por lá e o senhor foi de propósito ao porta bagagens do carro tirar um mapa para nos dar. São estas as pequenas grandes coisas que me fazem pensar que se todos nos ajudássemos como se ajuda a um peregrino, este mundo seria muito melhor!

Como queríamos ficar no centro histórico e todos os albergues eram um pouco longe da Catedral escolhemos ficar num quarto de hotel a 200 metros da Catedral.

O nosso quarto onde almoçamos e jantamos nesse dia e onde vimos uns quantos episódios de Doraemon :)

Ao meio-dia fomos até à Catedral de Santiago de Compostela para podermos assistir à missa do peregrino e foi a missa mais bonita à qual já assisti. 

Depois da missa fomos comprar algumas coisas numa mercearia para almoçarmos no quarto do hotel e fomos buscar a nossa compostelana.

A tarde passamos entre o quarto de hotel (não parava de chover) algumas ruas entre a Catedral e o hotel e na esplanada do hotel que tinha também um café à conversa com os moços da Póvoa do Varzim, o Alemão e um Austríaco.

Plaza do Obradoiro vista de uma janela da Catedral

 A nossa janta, sempre coisas muito "saudáveis" 

Queimada, bebida típica da Galiza

 Catedral de Santiago de Compostela à meia-noite e onde o Alemão prometeu que a partir daqui nunca mais voltaria a fumar

2 comentários:

  1. Já foi há uma ano... como o tempo voo-o mas a vontade de voltar a percorrer o caminho só ficou cada vez mais forte.
    Eu ao contrário, em Teo acho que foi a melhor noite que tive e estava cheia de energia de chegar a Santiago. Chegar lá foi uma sensação inexplicável. Num cruzamento uns km's antes tínhamos 2 hipóteses de chegar à cidade, para a próxima vamos pelo da esquerda ;) E depois de ter 7 dias a dormir em camaradas ter um quarto com casa de banho foi um autêntico luxo :)
    Já não me lembrava de termos acabado de comer o chocolate à frente da catedral e do Alemão ter prometido que deixava de fumar, mas agora que falaste nisso lembrei-me, e lembrei-me de um dos moços da Póvoa do Varzim dizer que quando a namorada engravidasse deixava de fumar... Santiago põem-nos a ver a vida com outra perspectiva e a relativizar mais algumas coisas do dia a dia com que às vezes perdemos tempo desnecessário. Eu também fiz uma promessa em Santiago... Bon Camiño♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Também me lembro do moço dizer que quando a namorada engravidasse deixava de fumar.
      Esta viagem marca todos aqueles que a fazem.
      Não sabia (ou esqueci-me) que tinhas feito uma promessa.
      Se ainda não a cumpriste, espero que a consigas comprimir antes de estarmos em Santiago outra vez ;)

      Excluir