25 de agosto de 2012

Diário de uma peregrina #1

Faz hoje exactamente um ano que comecei a melhor viagem da minha vida (até agora). Apanhei três autocarros. Primeiro de Celorico da Beira até ao Porto, Porto-Viana do Castelo, Viana do Castelo-Ponte de Lima.
O Caminho de Santiago é mais conhecido a partir do Porto, as pessoas já conhecem a vieira com o símbolo da cruz de Santiago, o que caracteriza os peregrinos de Santiago e fomos imediatamente reconhecidas no autocarro de Viana do Castelo até Ponte de Lima.

Condutor: As meninas vão para Santiago de Compostela, mas apanhar um autocarro é batota.
Nós: Err... Nós vamos começar em Ponte de Lima.
Senhora do autocarro: Vão ver o Papá? Está lá agora, não é?
Nós: Não, ele esteve foi em Madrid. (na altura da Jornada Mundial da Juventude em Madrid)

Em Ponte de Lima começamos a carimbar a credencial do peregrino e a avistar as setas amarelas que indicam o caminho.

         A primeira seta amarela 

Foi uma grande emoção quando vimos a nossa primeira seta amarela. Mas não deixamos de nos sentir um tanto ou quanto estranhas, com as mochilas às costas enquanto nos cruzávamos com as pessoas de Ponte de Lima. Mais tarde, ao longo do caminho, este sentimento foi-se diluído e acabou por ser algo normal para nós entramos nas aldeias, vilas e cidades por onde passávamos.

Chegamos a Ponte de Lima depois da hora de almoço. Almoçamos num jardim perto do albergue dos peregrinos de Ponte de Lima e pusemos pernas ao caminho já passava das 15h e tínhamos 19 km pela frente até ao próximo albergue. Quando passamos à frente do albergue de Ponte de Lima estava um casal de peregrinos estrangeiros à porta à espera que abrisse, meio envergonhadas dissemos adeus, também essa timidez foi passando e desejar "bom caminho" ou "bon camiño" tornou-se tão fácil de dizer como de ouvir.

Rio Lima

Na saída de Ponte de Lima cruzamos-nos com dois senhores que nos perguntaram se éramos peregrinas de Santiago e nós respondemos que sim, quando viramos costas ainda ouvimos um: "coitadas". Acredito que só quem tem a vontade de fazer o caminho ou quem já o fez é que pode perceber qual é o sentimento de felicidade que ele nós traz. É durante o caminho da vida que as  melhores coisas acontecem, que aprendemos e crescemos enquanto pessoas.

Entre Ponte de Lima e Rubiães temos uma das piores partes do caminho, a Serra da Labruja. A senhora do posto de turismo de Ponte de Lima avisou-nos, mas ninguém está preparado para aquela subida. Ainda mais quando a meio da subida e da serra, com mato à volta e sem ninguém à vista ouvimos um berro que parecia dum tarzan. Com o medo subimos aquilo o mais rápido possível. Quando já estamos a descer, passam por nós 3 ciclistas de Guimarães que também faziam o caminho, perguntei se foi deles o grito e eles disseram que sim. Se para quem vai "só" de mochila às costas a subida já custa, para quem leva uma bicicleta às costas não deve ser nada fácil...
Mas o susto que apanhamos quando eles gritaram não foi o único susto, na descida olhei para trás e quando vi o primeiro ciclista parado a olhar para baixo, apanhei cá um susto!

Serra da Labruja

O nosso desenho de uma vieira.

Quando estamos a uns poucos quilómetros de chegar ao albergue de Rubiães começou a chover e eu cheguei completamente molhada ao albergue. Nessa noite, nós que apesar de termos passado por aquela subida estamos frescas que nem uma alface e já não nos víamos há muito tempo, por isso quando nos fomos deitar começamos a falar, quando começamos a falar fazíamos baixinho, mas o tom foi subindo até que um moço ao lado nos diz: "se quiserem falar vão para a sala de convívio, aqui é para dormir". Ficamos logo caladas. Mas porque Deus escreve direito por linhas tortas, este rapaz seria ainda um  dos nossos amigos e companheiros de viagem.

Albergue de Rubiães

Mapa do percurso Ponte de Lima-Rubiães

17 comentários:

  1. É em peregrinação ou simplesmente viagens que procuramos não sabemos muito bem o quê, que coisas fantásticas acontecem. Nesta altura, estava eu nas JMJ em Madrid. Obrigado pela partilha! *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem duvida.
      Quando nos perguntaram o porque da nossa peregrinação/viagem, não sabíamos muito bem o que dizer.
      Mas a verdade é que apesar do cansaço, das dores e às vezes da pouca comida, foi a melhor viagem.
      Não conheço ninguém que esteve nas JMJ, como é que foi?

      Excluir
    2. Eu já fui a algumas...esta de Madrid deve dois lados, a organização com que fui que foi uma das mais fracas, mas por outro lado, foi algo de fantástico, pois estive sempre ao lado da Praça Del Sol onde estavam os protestos e tínhamos de passar no meio de todos aqueles insultos e quase contactos físicos. E depois a tempestade e o calor insuportável no dia da Eucaristia, com tantas pessoas feridas, mas onde todos se ajudaram como podiam. É marcante, cada uma delas que tive à sua maneira. *

      Excluir
    3. Acredito que a experiência nas JMJ seja um pouco como o Caminho. No Caminho como disse apesar das dores (que às vezes não são assim tão poucas como isso) o sentimento de felicidade é muito grande.
      Pelo que disseste, apesar dos inconvenientes, não deixou de ser uma experiência marcante.
      Uma pessoa talvez dê mais valor a esses momentos exactamente porque não foram fáceis. É na adversidade que encontramos a força.

      Tenho alguma curiosidade quanto às JMJ. Mas a minha relação com a igreja parecendo que não, nem sempre é muito positiva.
      Mas gosto de ver tantos jovens juntos, faz-me ter fé na minha geração e nas gerações mais novas! ;)

      Excluir
  2. Bem deve ser cá uma experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma experiência para repetir vezes e vezes sem conta ^^
      Aconselho todos aqueles que gostam de caminhar e de natureza a fazer pelo menos uma vez o caminho.
      Se bem que quem faz e gosta, duvido que fique só por uma vez ;)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Não sei onde é que tínhamos a cabeça quando decidimos fazer 150km, duas miúdas sozinhas, mas ainda bem que fomos!

      Excluir
  4. A minha comadre desafiou-me para fazer os caminhos, a partir de Lamego, este ano...desculpa esfarrapada ou não, o que é certo é que lhe disse a verdade, as minhas Minis são muito pequeninas e não tinha a quem as deixar...mas que gostava gostava...gostava de caminhar interiorizando o que se vai passando na minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja complicado para quem é mãe e ainda para mais de meninas pequenas sair assim de casa.
      Mas o Caminho está aberto 365 dias por ano, todos os anos, por isso se não foi este ano um dia há-de ser ;)

      Contrariamente ao que se possa pensar, uma pessoa volta do Caminho com a alma lavada!

      Este ano foi inaugurado o Caminho Interior de Santiago, de Viseu até Chaves, também é um percurso que eu gostava de fazer, porque a terra da minha mãe é para estes lados e eu gosto muito desta parte do país e sempre dá para variar. Mas da próxima vez não quero ficar só por Santiago de Compostela quero seguir viagem até Finistera.

      Excluir
  5. Gosto muito de caminhar e com alguma frequência faço algumas. A mais longe foi este ano e foi de 44 kms num dia, Sesimbra-Palmela-Setúbal. Já ouvi falar muito bem do caminho de Santiago e fiquei curiosa em relação a isso, ademais dizem que é lindíssimo. Sabes como devemos fazer para entrar em contacto com algum grupo que organize tais caminhadas. De Ponte de Lima até Santiago de Compostela foram quantos dias? Beijinhos e muito obrigada por esta divulgação, muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus! Eu no penúltimo dia fiz 30km e fiquei completamente rota e cheia de dores! Mas no Caminho não aconselho a fazer-se tantos kms num dia, porque no dia a seguir há mais kms para fazer e não vale a pena cansarmos-nos só num dia.
      Um grupo de 4 pessoas que apanhamos no Caminho, fizeram num dia 40kms e um dos rapazes ficou mesmo mal dum pé. Não compensa ter pressa.

      A Associação de Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo costuma organizar algumas peregrinações ao longo do ano. Como só éramos duas raparigas e como era a primeira vez e não conhecíamos ninguém que já tinha ido ainda pensamos em ir com a Associação, mas depois optamos por irmos só as duas, pelo menos vamos ao nosso ritmos e paramos quando queremos. Mas não é preciso ter medo, há sempre muitas pessoas a fazer o Caminho e vamos fazendo amigos ao longo da viagem.

      Facebook da Associação onde podes encontrar informação: http://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-dos-Amigos-do-Caminho-de-Santiago-de-Viana-do-Castelo/105942779438604

      Se precisares de ajuda é só dizer ;)

      O Caminho é realmente muito bonito e a parte portuguesa é bem mais bonita do que a parte Espanhola.
      Eu de Ponte de Lima até Santiago demorei 7 dias. Comecei no dia 25, cheguei no dia 31 e vim-me embora no dia 1 de Setembro.

      Ainda bem que pude ajudar, a minha intenção com este diário era recordar o Caminho já que este ano não posso fazê-lo, mas se puder divulga-lo ainda melhor ;)

      Beijinhos*

      Excluir
  6. Ver isto acho que até me faz "mal"... Estou cá com umas saudades desses dias. Ainda bem que somos duas malucas que se entendem muito bem, porque nem toda a gente percebe esta "panca". Para o ano temos que repetir ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a mim também que faz "bem" e "mal" ver as fotos e recordar todos os cantinhos por onde passamos e as histórias...

      E ainda bem que te tenho a ti, porque se não tivesse uma irmã do ♥ com a mesma "panca" não tinha feito o caminho e agora não tinha tão boas recordações :)

      Excluir
  7. Isso é que é partir à aventura!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. já estive em santiago, mas nunca fiz o caminho. é um dos meus sonhos. ganhei ainda mas força de vontade ao vir aqui:)

    ResponderExcluir