29 de agosto de 2012

Diário de uma peregrina #5

 Pontevedra - Caldas de Reis 

Acordamos às 5 da matina, pode parecer cedo, mas não fomos os únicos a acordar a essa hora e deixa o albergue às 6 da manhã. Ao princípio da nossa caminhada acompanhadas pelos dois rapazes da Póvoa de Varzim veio à baila os nossos paus da vassoura que usávamos para ajudar na caminhada, disse eu que esta vida de estudante é assim, há que poupar, um dos rapazes: andam no secundário?
Devemos ter mudado de cor! É verdade que nos acham sempre mais novas do que aquilo que somos, mas moços de 19 anos a achar que temos 17! Não meu caro, temos 23!
(já agora, o Alemão que eles conheceram no caminho acertou na nossa idade, afinal os Alemães é que sabem!)

Capela da Virgem Peregrina em Pontevedra às 6 da manhã.

Os nossos companheiros de viagem da Póvoa de Varzim. 

Ao longo do caminho, na parte espanhola avista-se muitos destes blocos de cimento onde a vieira indica a direcção e por baixo temos os kms que faltam para Santiago. Em alguns há pedras no topo, ainda não percebi qual é a razão para isso, mas de quando em vez também ponhamos uma pedra. Eu já dizia que quando faltassem 50kms dava um beijo na vieira, prometido é devido, e sim, eu beijei a vieira.
São estas coisas que por mais tolas que possam parecer, são depois recordadas. 
É pena que até alguns peregrinos não tenham boa educação e até aqui deitam lixo para o chão.

Pela estrada nacional são só 40kms

Para quem acorda às 5 da manhã, às 10 ou 11 da manhã parece uma boa hora para almoçar. Há quem não saía de casa porque diz que é caro viajar. Mas não é preciso ir almoçar em nenhum restaurante, comprar pães de leite, queijo e fiambre numa mercearia e ir comer para a paragem do autocarro, sabe bem, sabe muito bem!

Albergue de Briallos 

Chegamos ao albergue de Briallos que estava fechado , mas lá conseguimos "assaltar" o albergue e fomos à casa de banho. Entretanto enquanto estávamos a descansar cá fora, chegou a responsável pelo albergue e ainda conseguimos um carimbo do albergue.

Albergue de Caldas de Reis

Depois de 23kms, fomos as primeiras a chegar ao albergue de Caldas de Reis! (perdemos os rapazes a meio do caminho) Era uma da tarde e já estávamos à porta do albergue.
Senhor do albergue: São Espanholas?
Nós: Não, somos portuguesas.
Senhor do albergue: Ah então são quase espanholas.

Enquanto que os moços (os da Póvoa, o Alemão e mais um Austríaco que eles também conheceram no Caminho) foram a banhos, parece que Caldas de Reis é conhecida pelas suas termas, as meninas ficaram a descansar no albergue e eu acabei por dormir uma bela sesta que soube mesmo bem! Só depois é que fomos conhecer a cidade.





Nos meus tempos de teenager até tinha pensado em fazer um piercing na orelha. Mas nunca cheguei a fazê-lo e a ideia passou-me. Mas a minha companheira de viagem, tinha na altura dois furos em cada orelha e já andava há uns tempos a pensar fazer um terceiro furo na orelha direita. Enquanto estávamos sentadas à frente do albergue, reparamos que ao lado era uma loja de piercings e tatuagens.
Margarida: Se tu fizeres o terceiro furo, eu faço o segundo.

Não foi preciso dizer uma segunda vez e foi assim que voltei para casa com um segundo furo na orelha e salvo raras excepções, ainda continua cá o brinco.


Na loja Hobbit compramos ainda dois pins a dizer I ♥ Camino que enfeitaram as nossas mochilas.

A nossa janta: baguete de queijo fresco e Pepsi.
Foi por comer só disto que fiquei cheia de borbulhas a meio do Caminho.

13 comentários:

  1. Que viagem (e descrição/fotos) fantástica! Obrigado uma vez mais*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Mas as fotos não são tão boas como as tuas ;)
      E os louros são para a minha companheira de viagem que tirou a maior parte das fotos.

      Excluir
    2. Estão...também sou um amador :). Beijinho

      Excluir
  2. Ás vezes falas de coisas que ja nem me lembrava, como quando chegamos ao albergue e perguntaram se éramos espanholas, tenho mesmo que tomar vitaminas lol
    Para o ano vamos gastar mais uns trocos na loja ao lado do albergue :P
    Quem faz o caminho também não se preocupa com as borbulhas, queremos é lá chegar, ainda não percebo como vimos umas peregrinas cheias de tralhas atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol! E tu hás-de lembrar-te de coisas que eu também já não me lembro ;)

      Sim, para o ano temos que ir ao estaminé do Hobbit outra vez :)

      É verdade! Nós não andávamos cheia de cremes e roupas e acessórios atrás xD
      Aliás, até tínhamos uma mochila mais pequena que os moços da Póvoa. Como é que pode?

      Excluir
  3. Sim também é verdade, às vezes lembro-me de cada coisa loll
    Nos fomos mesmo à aventura não tínhamos equipamento xpto, ate cabos de vassouras levamos e chegamos lá melhor de quem ia muito preparado. É preciso é espírito e boas pernas :P

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler o que escreveste! Até hoje acho que não conheci ninguém que tivesse feito o caminho. A minha irmã diz que um dia faz, mas vejo os anos a passar e nada. Acaba-se sempre por conhecer pessoas fixes nestas coisas. Olha, muitos parabéns pela viagem! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      A tua irmã que faça e que te leve com ela.
      Foi sem dúvida a melhor viagem da minha vida!
      Ao princípio estávamos numa de anti-sociais, mas foi quando começamos a conhecer o pessoal e a interagir, que o caminho ficou melhor.

      Excluir
  5. E parecer mais nova é tão bom! Também me davam 18 quando tinha 23. Gosto e sempre gostei de parecer mais nova ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epah..
      Eu até achava piada. Mas é que os anos passam e continuam a dizer que tenho 18 anos, na melhor da hipóteses 19.
      E a coisa começa a deixar de ter piada...

      Excluir
  6. Aí está uma aventura que quero fazer um destes dias, a pé ou de bicicleta. Tirando a parte dos furos nas orelhas, pois gosto delas intactas!

    ResponderExcluir