26 de agosto de 2012

Diário de uma peregrina #2

Rubiães - Valença do Minho

Fomos as últimas a sair do albergue de Rubiães mas depressa aprendemos que às 9 da manhã não é hora para começar a caminhar se queremos andar pela fresca e ter lugar no albergue seguinte. Foi também a última vez que vimos os ciclistas que nos tinham pregado o susto no dia anterior.



O farnel que trouxemos de casa tinha dado para o dia anterior tanto ao almoço como ao jantar e ainda sobrou para o almoço deste dia. Quando decidimos almoçar saímos uns metros do caminho e fomos sentar numa fonte seca. Uma senhora que morava lá perto quando nos viu perguntou se queríamos água fresca, respondemos que sim, afinal de contas estávamos em Agosto era hora do almoço e o sol e o calor fazia-se sentir. Quando a Senhora entrou dentro de casa para ir buscar a água eu peguei no meu cantil e fui andando até à porta para receber a água. Mas ao contrário do que estávamos a pensar a Senhora deu-nos uma garrafa nova de água e fresca! E é tão fácil fazer um peregrino feliz! 


Na credencial do peregrino é obrigatório ter dois ou três carimbos por dia, no mínimo, mas nós fazíamos "colecção" de carimbos e sempre que víamos uma igreja, café ou albergue íamos em busca de mais um carimbo (quem não devia gostar da brincadeira eram as pessoas do café onde íamos só carimbar e não consumíamos nada). A Toca foi um dos cafés onde paramos também para carimbar, mas desta vez saímos de lá não só com um carimbo mas também com uma foto com um grupo de ciclistas do Porto que pediram primeiro para nos lhes tiramos uma foto e depois para tirarem connosco. E é assim, no caminho tira-se fotos, dá-se um sorriso e deseja-se bom caminho a pessoas que acabamos de conhecer. Se assim fosse sempre, não deixo de pensar que este mundo seria um lugar melhor.


Chegamos ao albergue de S. Teotónio em Valença do Minho por voltas das 16 horas. O resto dos peregrinos que tínhamos encontrado em Rubiães foram para Tui, como mais tarde ficamos a saber. Mas nós queríamos passar mais uma noite em Portugal e aproveitamos para visitar Valença do Minho.

Albergue de S. Teotónio em Valença do Minho

Fortaleza de Valença do Minho

Tui visto de Valença

O albergue de Valença ficou completamente cheio neste dia. Está divido em dois quartos, um para os homens e outro para as mulheres, mas como a lotação estava cheia alguns homens também vieram dormir para o quarto das mulheres e como descobrimos na manhã do outro dia, até nos sofás da sala dormiu lá pessoal.

Mas ninguém se queixa porque: o turista exige, o peregrino agradece!

Mapa do caminho Rubiães - Valença do Minho

2 comentários:

  1. Foi ai que começou a saga dos escuteiros loll mas até deles já tenho saudades. Aquela garrafinha de água fresca foi mesmo um oasis que veio na altura certa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí esqueci-me dos escuteiros! Era para falar neles, mas entretanto passou-me...
      Mas no dia a seguir temos uma história bem melhor para falar sobre eles :P

      Tu agora no diário se me esquecer de alguma coisa importante, chega-te à frente e lembra-me!

      Excluir