8 de dezembro de 2013

Sei que filmes viste a semana passada... #17

Mais alguns dos filmes que vi em Setembro, neste caso são todos grandes filmes!

The Ghost Writer
Tinha este filme já há imenso tempo, mas fui pondo sempre outros à frente, até que uma noite decidi-me a vê-lo e definitivamente, já o devia ter visto há mais tempo! Este é um filme muito envolvente, quando damos por nós já estamos quase dentro do filme.
O "fantasma" é um escritor contratado para acabar de escrever as memórias do primeiro ministro Britânico, o seu antecessor foi encontrado morto, mas quando o actual fantasma tenta desvendar as causas da morte do seu antecessor descobre que este foi assinado e que o trabalho de escrever as memórias é mais perigoso do que parece.
Um filme de suspense e muito bom dentro do seu género.





Forrest Gump
Há actores que são insubstituíveis para certos papéis é o caso do Tom Hanks no papel de Forrest Gump. 
Mas no geral o filme está todo ele muito bem construído, não é por acaso que foi nomeado para 13 óscares e arrecadou 6, incluído o de melhor filme e melhor actor masculino.
Vamos conhecendo a vida de Gump enquanto ele está sentado num banco e vai contando a história a quem o quiser ouvir. A sua vida é pautada por acontecimentos imprevistos mas que o levaram sempre ao melhor caminho e por outro lado pelos encontros com o seu primeiro e grande amor.






Letters from Iwo Jima
O tempo passa a uma velocidade vertiginosa, lembro-me perfeitamente quando este filme saio, queria ter ido vê-lo ao cinema, acabei por não o fazer e o tempo foi passando e esqueci-me completamente dele e com isto já lá vão seis anos! No enquanto só agora fiquei a saber que este filme é uma continuação do filme Flags of Our Fathers que por acaso está na minha lista de filmes a ver.
Quanto ao filme, este enquadra-se no género drama de guerra e aborda a batalha na ilha de Iwo Jima entre os Estados Unidos e o Japão durante a 2º Guerra Mundial. Neste filme vemos o outro lado da guerra, a coragem que é preciso para enfrentar o inimigo, a vontade de voltar para casa e as famílias desfeitas. O filme foi nomeado para quatro óscares, incluído o de melhor filme e venceu o golden globe de melhor filme. 



Girl with a Pearl Earring
Para quem estudou História da Arte conhece com certeza o quadro da Rapariga do brinco de Pérola de Johannes Vermeer. No filme Colin Firth faz o papel do pintor e Scarlett Johansson da rapariga do quadro, pessoalmente achei a escolha dos protagonistas muito acertada.
O filme conta então a história como é que uma simples empregada acabou por se envolver na arte e acabou como modelo do quadro do pintor.
O filme foi nomeado para três óscares: melhor fotografia, melhor direcção artística e melhor guarda-roupa. Não sei como é que não conseguiu o óscar para melhor fotografia, os planos e cores é um dos pontos altos do filme.

6 comentários:

  1. O Forest Gump é um dos meus filmes preferidos, já o vi não sei quantas vezes... :)

    As Cartas From Iwo Jima fui vê-lo ao cinema e sei que gostei muito porque foi perceber uma realidade segundo uma perspectiva diferente. Normalmente os filmes retratam a perspectiva americana, mas confesso-te que já não me recordo de muitos pormenores do filme.

    A Rapariga do Brinco de Pérola já o vi há algum tempo e recordo-me que gostei muito da interpretação do Colin Firth :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como é que ainda não tinha visto o Forest Gump, é um filme para rever sem dúvida!

      No filme As Cartas de Iwo Jima, fiquei mesmo muito abalada. Quando lemos ou estudamos sobre as guerras, só conhecemos os números, é nos filmes que tomamos conta da dimensão e sofrimento que foram essas guerras. Ver a 2ª Guerra Mundial pela perspectiva dos Japoneses é muito interessante por ser tão diferente principalmente pela maneira como os Japoneses enfrentam os seus deveres e defendem a sua honra.

      Ai o Colin Firth! Desde a representação dele como Mr. Darcy na série da BBC de Orgulho e Preconceito que ele tem um lugar muito cativo no meu coração :D

      Excluir
    2. :))) Adoro o Colin Firth desde o filme o Amor Acontece, todos os outros -Rapariga do Brinco de Pérola, Série Orgulho e Preconceitos e os dois Diários de Bridget Jones - vi-os depois. Gosto muito dele e do seu sotaque :)

      Agora fiquei com vontade de rever as Cartas de Iwo Jima, vi no cinema assim que estreou, mas não me recordo de quase nada :(

      Excluir
    3. Vi primeiro a série Orgulho e Preconceito e só depois é que vi o Diário de Bridget Jones este ano (não sei como vivi tantos anos sem ver estes filmes).
      Adorei a referência ao Mr. Darcy na personagem do Mark Darcy no filme da Bridget Jones, até a personalidade é muito semelhante.
      No DVD do segundo filme, fizeram uma entrevista entre a Bridget Jones e o Colin Firth, e ela só lhe faz perguntas embaraçosas sobre a sua actuação como Mr. Darcy, hilariante!

      Excluir
    4. Imagino que sim, vou tentar encontrar a entrevista no Youtube deve ser muito boa :)
      Adoro os Diários pq juntar uma Bridget com o Colin Firth e o Hugh Grant só poderia resultar numa excelente comédia :)
      No outro dia li que estavam a pensar filmar um terceiro, mas não sei se será verdade.

      Beijinhos*

      Excluir
    5. Fiquei a saber que lançaram agora um terceiro livro dela, deve ser por isso que falaram que vai haver um novo filme. Tenho que ler também os livros ;)

      Excluir