22 de dezembro de 2013

Sei que filmes viste a semana passada... #19

Até agora, este mês ainda não vi nenhum filme, por isso finalmente posso dizer que a minha lista de filmes vistos e comentados aqui no blog está actualizada.
Posto isto, os filmes de Novembro foram...

A Gaiola Dourada
Novembro começou com este grande filme que muitos portugueses foram ver ao cinema e que anda a dar cartas pelo mundo fora, também eu gostava de ter ido vê-lo ao cinema no verão mas não cheguei a ir (nem me lembro quando foi a última vez que fui ao cinema!).
Não sou a maior fã de filmes portugueses, mas deste como não podia deixar de ser, adorei! É a tradicional família portuguesa, que come o belo do Bacalhau, o puto com a t-shirt da selecção portuguesa, a saudade do país e a vontade de voltar.
By the way, fui a única a achar que a Lourdes (Jacqueline Corado) irmã da Maria (Rita Blanco) estava mais para espanhola do que para portuguesa?!




Night Train to Lisbon
Lisboa é realmente uma cidade muito bonita e histórica, gosto sempre quando algum filme ou livro mostra a beleza desta cidade ao mundo.
O filme é uma adaptação do best-seller de Pascal Mercier realizado pelo cineastra dinarmaquês Bille August, as críticas não foram muito favoráveis em relação a este filme, classificando-o como tedioso, mas eu que não percebo nada de cinema, gostei!
É certo que nas cenas do Professor Raimund (Jeremy Irons) era tudo mais calmo mas entendo que seja porque a sua personalidade era assim, ao contrário o triângulo amoroso entre o médico Amadeu, Jorge e Estefânia dava mais cor e vida ao filme.


My Fair Lady
Lembro-me perfeitamente que há 10 anos, quando estava no 10º ano o musical Minha Linda Senhora de Filipe La Féria estava em cena e eu queria tanto ir vê-lo...
Entretanto sei que passou na RTP mas não consegui apanhar, até que no mês passado encontrei o DVD do musical na biblioteca e tive que o trazer para casa!
Adorei a interpretação de Anabela como Elisa Doolitte uma simples florista de rua com um péssimo vocabulário mas com o sonho de se tornar uma verdadeira florista com a sua própria loja, conhece então o Professor Higgins que por aposta com o Coronel Pickering dá aulas de dicção a Elisa de modo a que ela passe por uma verdadeira senhora da alta sociedade.
A relação entre Elisa e o Professor Pickering é outro ponto forte deste musical.


A Royal Affair
Não foi daqueles filmes que me chamou a atenção, foi só depois de o ver em tantos blogs que lá me decidi a dar-lhe uma oportunidade e valeu mesmo a pena.
Uma princesa casa-se com um rei dinamarquês completamente lunático, depois de algum tempo começa a sentir-se em baixo e sozinha e é então que a sua aproximação com o médico do rei começa uma vez que os dois eram fortemente influenciados pelo iluminismo, acabam por se apaixonarem e viverem uma vida dupla.
Mas o poder da igreja e do corte que se viu confrontada com os novos pensamentos do médico do rei e da rainha decidem dar um golpe de estado e por a descoberto a relação entre os dois.




Seeking a friend for the end of the world
Desde já quero dizer que este não é o melhor filme de todos, mas dá para passar um bom bocado.
Quando um asteroide está prestes a atingir a terra, Dodge que foi abandonado pela esposa vai em busca do seu amor de liceu com a sua vizinha a Penny.
Para um mundo que está prestes a ser destruído devo dizer que durante grande parte do filme todas as pessoas me pareceram estranhamente calmas.









Oz the Great and Powerful
Todos conhecem a história do Feiticeiro de Oz, com a Dorothy, as bruxas, o Leão, o espantalho e o homem de ferro. Este filme conta-nos a história antes desse filme, mais concretamente da origem do feiticeiro de Oz. Para quem gosta de filmes de fantasia este é um bom filme, está recomendado.
Quando à história, o feiticeiro de Oz parece-nos com um mulherengo que de feiticeiro não tem nada, é um simples mágico com imensos truques, mas que consegue através das suas artimanhas vencer o poder das bruxas más e salvar os habitantes da cidade de Esmeralda.

6 comentários:

  1. Também já vi a Gaiola Dourada, gostei. Mas sinceramente pensei que fosse um bocadinho mais tcharan. Não sei, achei que até à parte em que a Rita Blanco e o Joaquim D'Almeida decidem fazer "asneiras" o filme torna-se um bocadinho parado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que queriam demonstrar como é o típico emigrante português e a verdade é que nos deixamos ser rebaixado pelos outros quando estamos lá fora.

      Excluir
  2. Desta lista só vi a "Gaiola Dourada" e adorei :)
    Acho mesmo que foi o meu filme de 2013 :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é sempre muito difícil escolher um livro ou um filme preferido, por isso não consigo escolher o filme de 2013, mas foi uma boa surpresa.

      Excluir
  3. Já vi o terceiro e o quinto, mas quero muito ver o primeiro!! :D
    Beijinhos, feliz e Natal e bom ano Novo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens mesmo que ver A Gaiola Dourada, é um filme obrigatório para qualquer português.
      Feliz Natal e um bom ano novo também para ti :)
      Beijinhos*

      Excluir