26 de junho de 2013

Um dia parto sem pressa de voltar...

Um dia volto a fazer o Caminho de Santiago, mas desta vez sem pressas. Um dia parto dos Pirenéus em direcção a Santiago de Compostela. Um dia volto a fazer o Caminho de Santiago com a minha irmã do coração, mas da próxima vez vamos partir do Porto, ou de Chaves ou de Viseu e a paragem obrigatória será pernoitar no Convento de Herbón.

Um dia volto aos Açores, volto para a minha cidade dos Açores que sempre será Angra do Heroísmo, volto às lagoas de São Miguel, volto a passear no porto do Faial, volto a provar licor de amora no Pico,  volto para as praias maravilhosas de Santa Maria, mas um dia tenho mesmo que conhecer as duas ilhas que me faltam, o Corvo e as Flores.

Um dia faço uma road trip, sem destino, sem caminho traçado, apenas com um mapa para ir espreitando de quando em vez. Pode ser que nesse dia já tenha uma autocaravana e possa assim viajar como um caracol.

Um dia faço um InterRail. O primeiro será em Itália, depois seguira-se-ão outros, por Espanha e pelas capitais Europeias. Nesses dias vou dormir nos comboios e nas estações, vou andar com a mochila às costas (que para mim é a melhor maneira de viajar), vou contar o dinheiro para poder entrar em todos os museus e monumentos, vou conhecer catedrais, praças e miradouros. E o que para mim é obrigatório, mais do que conhecer os museus e monumentos é provar a comida típica de cada local.

Um dia parto sem pressa de voltar, vou ao sabor do vento conhecer novos lugares, novas pessoas, novos cheiros e novos sabores.

(para mim viajar é uma necessidade tão grande como dormir ou comer, mas infelizmente este será o segundo ano consecutivo que não vou viajar. o que me custa neste verão não é o facto de estar fechada em casa a escrever a tese, é ter a mochila encostada, é não poder planear nenhuma viagem, é não sair daqui e conhecer outros lugares.)

8 comentários:

  1. Como eu te entendo. Viajar também é uma necessidade para mim e também adoro viajar de mochila às costas. A minha também está encostada mas só até setembro :) A próxima viagem é até França, vou até Toulouse, Carcassonne e outros lugares na região. Queres encomendar postais? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que vou cravar postais! :D
      Poderia lá ser de outra maneira...
      Como não posso viajar, vou viajando através dos postais que recebo :)

      Excluir
  2. É verdade, temos que repetir Santiago mas com vagar e saborear melhor (porque ter um grupo de escuteiros à perna não é uma experiência a repetir). Para mim viajar também é vital, embora muita das viagens ainda só tenham sido feitas em pensamento. Mas acredito que um dia parto sem destino, um dia vou porque sim, porque me faz falta. E espero partilhar contigo alguns destinos :)

    ResponderExcluir
  3. Para mim viajar é uma necessidade tão grande que estou a pensar voltar aos estudos para tirar turismo, e o meu objectivo para emprego é à muitos anos uma agência de viagens... Fui a algumas entrevistas, mas nunca tive sorte...
    Fazer um InterRail é um sonho meu desde os meus 16 anos (tenho 25), mas os meus pais nunca deixaram... E quando atingi a maioridade fiquei "presa" pelos trabalhos... Já vivi 4 anos em Pontevedra, conheço muito bem Pontevedra, Vigo, Santiago, Baiona e mais algumas cidades por ali, já foi uma experiência que também tinha curiosidade e cumpri... Mas as saudades à minha pátria são muitas! Viajar é maravilhoso, mas só se tiver a minha casinha no meu País lindo à minha espera quando voltar...
    Até em Portugal já vivi numas quantas cidades :)
    Sou original de Lisboa (vivi 16 anos na linha de Sintra), passava as "férias grandes" em Braga com a minha avó, e em Amarante a Páscoa e Natal com a minha madrinha... Agora vivo em Leiria e adoro, é a minha adoptada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ando sempre com a casa às costas e a saltitar de lugar em lugar.
      Acho que já não sei viver de outra maneira :D

      Excluir
    2. Eu vivi assim muito tempo, ainda mais quando ingressei no exército e estive dois anos deslocada, em que só vinha os fins-de-semana (e só quando vinha) e andava SEMPRE com malas atrás, sempre sempre... Tanto que agora finalmente estou ao pé de casa, e quando saio de manhã para o trabalho como não levo quase nada, tenho a constante impressão que me esqueci de algo!
      Mas eu que sempre fui caseira, apesar de adorar viajar não há nada como ter-mos o nosso cantinho permanente... Um lugar para voltar... é do melhor!

      Excluir