30 de junho de 2013

Marmita Mania

É sabido que os portugueses têm levado cada vez mais marmitas para o trabalho e ainda bem que assim é, não só é um maneira mais saudável de almoçar mas também bastante mais económica.

Durante o meu estágio em Arquitectura comia uma sopa numa padaria perto do gabinete e levava sempre mais alguma coisa. Os meus colegas, iam sempre comer ao restaurante, até que perceberam que 5€ por dia numa refeição ao final do mês é uma valente sova no orçamento, então decidiram comprar um micro-ondas e eu acabei por o usar meia dúzia de vezes (infelizmente foi só no final do estágio que eles decidiram isso).
No estágio em Ensino, muitas vezes almoçava em casa, mas também usava o micro-ondas da sala dos professores e devo dizer que levar almoço para o trabalho não custa assim tanto, é tudo uma questão de hábito.


Portanto, a marmita é para mim essencial. Por isso quando soube do workshop Marmita Mania no Pavilhão do Conhecimento, fiquei logo interessada. 
Hoje às 15h lá estava eu no auditório do Pavilhão para aprender com o Chefe André Magalhães e a dietista Rita Jorge como preparar refeições rápidas, saudáveis e saborosas no local de trabalho. Adorei o workshop e aprendi imensa coisa e ainda tivemos direito a provar os pratos que foram confeccionados.

Aprendi no workshop como se prepara cuscuz, é tão fácil e prático e eu não fazia ideia como confeccionar! A senhora que estava ao meu lado acabou por perguntar se eu já tinha feito cuscuz e como eu não sabia nada sobre este alimento deu-me algumas dicas e indicou-me uma receita muito fácil de fazer e que é ainda melhor para guardar e comer ao outro dia, o prato chama-se Taboule, apesar de ter ficado com uma ideia geral de como se fazia o prato a senhora recomendou-me a procurar a receita na internet.
Depois do workshop fui até ao Continente do Vasco da Gama e comprei a revista do Continente de Julho, quando cheguei a casa, qual não foi o meu espanto quando vi a receita na revista!

A reter:
A dietista Rita Jorge referiu durante o workshop o livro de receitas realizado pela DECO com a colaboração da Associação Portuguesa de Nutricionista, Comer Bem é + Barato e podem fazer o download aqui.

Encontrei entretanto este blog A Marmita Lisboeta com receitas para levar nas marmitas e algumas dicas de cozinha.

Durante o workshop fiquei ainda a conhecer o Movimento Slow Food, num mundo cada vez mais rápido a comida também se tornou rápida e predeu-se o que de bom a cozinha pode oferecer: boa alimentação e bons momentos em convívio. 
Para saberem mais sobre este movimento podem ir aqui.

2 comentários: