20 de julho de 2012

O amor não tem one night stand!

"O grande problema do amor é não nos poder ser dado por alguém que escolhamos como certo e saibamos ser o melhor para nós. Desafortunadamente, o amor não se escolhe assim - antes fosse - e na maior parte das vezes opta justamente pelo sentido inverso. E do mesmo modo que existem doenças que precisam de um dador certo de medula para se curarem, também o amor não pode ser dado por qualquer um. E isso é que é o cabo dos trabalhos. Não fosse isso o amor seria tão simples.

Que pena não haver uma marca branca para o amor, como agora se faz para alguns produtos de supermercado. Tão bom seria se, precisados de amor, simplesmente o adquiríssemos junto de quem estivesse disposto a dar-nos. O problema é que nós precisamos de estar prontos para recebê-lo. Senão, era muito fácil: ia-se à prateleira, tirávamos a quantidade de amor necessário para nos alimentarmos e, findo o stock, regressaríamos ao mesmo local para nos reabastecermos. Há quem faça isto com o sexo - e com o sexo dá e é muitíssimo bom - mas, como o amor, não se metam nisso. O amor não tem one night stand. Amar alguém não se pode fazer quando nos apetece, exige militância, acordar cedo para estar esticadinho na formatura. 

Amar é estar nos quadros de uma empresa em lugar ministeriável, ter sexo é ser colaborador a recibo verde. Por isso é que há mais gente a ter sexo do que a amar - e reparem que não estou a adoptar nenhum dos lados -, mas quem ama pode ter sexo e quem tem sexo pode nunca conseguir amar."

Fernando Alvim
texto retirado daqui

6 comentários:

  1. O grande "problema" do Amor é que ele não pode ser racionalizado... E isso não é um problema, mas sim o que faz dele o sentimento mais belo de todos! :-)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. O Fernando Alvim cada vez me surpreende mais pela positiva.

    Penso que quem tem muitas noites de "one night stand" acaba irremediavelmente só, vazio, como diz a canção "All by myself". São pessoas desresponsáveis em relação ao amor porque o desconhecem.
    O amor prolonga-se no tempo e para além dele.

    Bom fim-de-semana. Gosto do seu blog, Margarida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou apologista do "one night stand", são atitudes assim que afastam as pessoas do amor.

      Obrigada :)
      Espero que passes cá mais vezes.
      Beijinhos*

      Excluir
  3. des-responsáveis significando: irresponsáveis.

    ResponderExcluir
  4. Já li alguns textos do Alvim e adoro a maneira como ele consegue transpor para o texto isto do amor. O problema é que o amor às vezes é caprichoso e teima em escolher quem não devia, e sem dúvida que é preciso o dador certo "o amor não pode ser dado a qualquer um" ♥

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escrito sim senhora! Não conhecia tais dotes do Sr. Alvim. Acho que tem toda a razão. Aliás, eu não diria melhor, nem tão acertado.
    No entanto, com muita sorte um one night stand pode tornar-se num grande amor. Disso não tenho dúvidas.

    ResponderExcluir