12 de janeiro de 2015

Cowspiracy e mais um passo em direcção ao vegetarianismo

No fim-de-semana fui ao Saldanha Residence ver o documentário "Cowspiracy", o mesmo que fez o João Manzarra tornar-se vegan. Desde que deixei de comer carne e de beber leite li artigos e vi documentários sobre este tema, apesar do "Cowspiracy" basear-se principalmente no lobby da pecuária e dos efeitos que causa ao nível do ambiente, alguns pontos não eram por isso novidade para mim. Mas não deixa de ser um murro no estômago, um reforçar das bases pelas quais sigo agora a minha alimentação e ainda mais, a certeza que o vegetarianismo e o veganismo são a solução. Mais uma vez o lema da "segunda sem carne" (meat free monday): por nós, pelos animais e pelo planeta.

Em 2013 deixei de comer carne e de beber leite de vaca, mas continuei sempre a comer peixe. Em 2014 fui colocando a hipótese na minha cabeça: será que um dia seria capaz de abraçar o vegetarianismo e deixar o peixe (aka sushi) para sempre? Apesar das interrogações não avancei, sendo sempre uma hipótese que poderia estar algures no futuro ou não. Foi aqui que o documentário chegou como um balde de água fria e fez-me perceber que acomodei-me. Fiz o mesmo que todas as outras pessoas fazem com a carne, mas no meu caso fechei os olhos para o problema da pesca intensiva e pior, achei que era melhor do que os outros por não comer carne, quando na hipocrisia continuava a comer peixe.

O ano de 2015 adivinhava-se já um ano promissor e um ano de compromisso comigo mesma noutros campos, mas percebi que para ser uma mudança completa deveria também mudar os meus hábitos alimentares e deixar-me de desculpas. Mas como "Roma e Pavia não se fizeram num só dia", vou alterar os meus hábitos alimentares aos poucos e reduzir assim o peixe na minha alimentação. No início farei 50% de refeições vegetarianas e 50% de refeições com peixe durante a semana, mas a ideia é que esta proporção comece a pender cada vez mais para o vegetarianismo. 
Por mim. Pelos animais. Pelo planeta.

6 comentários:

  1. Uma atitude fantástica da tua parte! Eu não sei se conseguiria :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah conseguias! :) Todos conseguem. Parece mais difícil do que realmente é.
      Mas podes começar a adoptar a "segunda sem carne" (carne, peixe e ovos), é uma pequena mudança nos teus hábitos mas uma mudança grande para o mundo. Acredita ;)
      Beijinhos*

      Excluir
  2. Esse documentário deveria ser obrigatório nas escolas. Mas os lobbys têm muita força. Eu já não como carne há cerca de 20 anos. E peixe ainda como, mas é cada vez mais raro. Em 2014. só comi peixe umas 5 vezes durante o ano. E quero reduzir até eliminar completamente. Temos muitas alternativas com os legumes, as sementes , as leguminosas etc :)
    Boa continuação.

    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário! Foi muito inspirador, obrigada!
      E sim, esta informação devia ser de mais fácil acesso. Não só a escola mas os orgãos de comunicação deveriam estar mais empenhados nestas questões. Mas é como dizes, infelizmente os lobbys têm muita força. Eu ainda tenho fé que aos poucos as mentalidades mudem.
      Beijinhos*

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oh que boa notícia!
      Eu estou a meio caminho :)
      E sabe mesmo bem!

      Excluir