26 de janeiro de 2015

Zen Saturday


De manhã tive uma aula experimental de yoga no Museu do Oriente. Foi uma aula muito diferente da minha primeira experiência com o yoga na Universidade de Aveiro. No Museu as aulas seguem a vertente hatha yoga enquanto que na Universidade seguem a kundalini yoga. Não consigo explicar em detalhe a diferença entre os dois estilos, mas no primeiro as aulas são compostas de posturas acompanhadas de respiração e relaxamento, no segundo tínhamos uma parte de meditação que faz toda a diferença. 
Quando à experiência da aula em si, na saudação ao sol trocávamos de posição tão depressa que mais parecia uma corrida de velocidade do que exercícios de yoga. Mas com o tempo hei-de conseguir apanhar-lhe o jeito. Porque sim, este foi o primeiro sábado de yoga ao qual seguem-se muitos mais. Em Fevereiro começo as minhas aulas de yoga no Museu do Oriente, apesar de não ser o tipo de yoga que procuro por ser principalmente dedicado aos exercícios e não tanto à meditação, mas para começo da prática parece-me que funciona bem.

À tarde rumamos até à zona de Sintra para um workshop de voluntariado no Centro de Meditação Kadampa. Eu avisei que a palestra do Budismo no Mundo Moderno iria trazer muitas novidades. Ficamos não só a conhecer o Templo, como ficamos também cheios de vontade de fazer voluntariado. Há várias áreas onde é possível fazer voluntariado, as nossas escolhas penderam para a manutenção do jardim e ajuda na cozinha/café, uma vez que o regime alimentar no templo é ovo-lacto-vegetariano é ideal para ir aprendendo umas receitas novas. O ponto menos bom é o facto do Templo ser ainda um bocado longe para irmos com regularidade tanto para fazer voluntariado como para participar nas actividades. Mas ficamos com muita vontade de voltar.

Para finalizar, acabei o dia com uma massagem nas costas feita pelo namorado ao som da chuva. Tinha passado a sexta-feira no escritório cheia de dores (não nasci para trabalhar à secretária). O passado sábado serviu para recarregar a bateria com energias positivas e soube bem, mesmo bem!

Um comentário:

  1. Ora aqui está um fim de semana com muitas coisas boas:-)
    Olha enviei-te um mail não sei se chegaste a receber?! Beijinho*

    ResponderExcluir