20 de outubro de 2012

Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura

Todos os anos gosto de conhecer pelo menos uma cidade ou um lugar que ainda não tenha ido. Este ano conheci melhor Aveiro, Porto e Coimbra, mas eram todas cidades onde já tinha ido.
Desde o ano passado quando vim estudar para Aveiro e estava a duas horas de viagem de Braga e de Guimarães que pensei em visitar estas duas cidades, mas até esta semana ainda não tinha surgido a oportunidade. 




Aproveitando que este ano Guimarães é a Capital Europeia da Cultura fui até lá, e se já me tinham dito que Guimarães é uma cidade mais bonita que Braga e embora não ainda não tenha conhecido Braga, fiquei realmente encantada com a cidade de Guimarães.

A visita por Guimarães começa aqui.

Igreja de N. Sra. Conceição

Largo da Oliveira

 Paço dos Duques de Bragança

Castelo de Guimarães

Guimarães é já de si uma cidade com muito para ver e descobrir. O centro histórico é cheio de história, de igrejas, largos e edifícios que merece a pena ver e fotografar. Conhecer Guimarães como Capital Europeia da Cultura traz muitos bónus para os visitantes, tantos que é impossível visitar a cidade num só dia.
A comunhão que fizeram entre os espaços de visita obrigatória e as exposições foi muito bem feita, exemplo dessa comunhão perfeita é o Paço dos Duques que albergava a par da exposição permanente das salas e quartos antigos do Paço, também tinha duas exposições de fotografia: uma exposição era sobre o Japão e outra composta por fotografias antigas de Guimarães, tanto num caso como no outro o ambiente em que transformaram as salas combinou perfeitamente com a temática das exposições. No Paço havia ainda um exposição sobre Guimarães e outra sobre o artista José de Guimarães.

Coração de Guimarães no Largo do Toural

Guimarães parece uma cidade apaixonada, diria até que está cheia de pingos de amor. Estes corações enfeitam as ruas e quase todas as lojas tem um coração decorado de maneira a combinar com a loja. Fiquei depois a saber que esta forma do coração provém do capacete de D. Afonso Henriques.

Imagem retirada da internet

Gostei muito de visitar Guimarães, infelizmente ficou muita coisa por ver, tanto em Guimarães como ao lado em Penha. A vontade de voltar é enorme e se a oportunidade surgir quero lá voltar ainda este ano, para aproveitar ainda mais da Capital Europeia da Cultura.

10 comentários:

  1. Sou de Guimarães e quando vi este teu post fiquei toda contente! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tua cidade é mesmo bonita :)
      Fiquei encantada e certamente que vou lá voltar ;)

      Excluir
  2. E já foi uma cidade Pingada de Amor! ;-) Uma cidade a visitar. Belas fotos, Margarida! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que ir lá tu também pingar a cidade ;)
      As fotos não são todas minhas, mas eu aceito o elogio à mesma :P

      Excluir
  3. Ainda bem que gostaste!!! É uma cidade que vale sempre a pena visitar. A Penha é um sítio fantástico para fazer uns bons piqueniques e desfrutar daquela beleza natural... Tens de exprimentar Margarida!! Aliás estiveste bem perto de mim!! Moro a 15 minutos de Guimarães! :) Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o mundo é pequeno! :)
      Devo dizer que moras num sítio mesmo bonito e sim, espero voltar a Guimarães e conhecer a Penha ;)
      Beijinhos!

      Excluir
  4. O projecto dos Pingos é fantástica...e Guimarães também...mas olha que Aveiro não lhe fica atrás!

    ResponderExcluir
  5. já não vou a guimaraes à tanto tempo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que aproveitar e ir lá agora enquanto é a Cidade Europeia da Cultura, vale mesmo a pena! ;)

      Excluir