4 de abril de 2012

Livros na Cozinha

Os livros que fazem falta na minha cozinha: 


Título: Cascas, Talos, Folhas e outros tesouros nutricionais
Autoria: Alexandre Fernandes
Sinopse: Não desperdice o que lhe faz bem - comer saudável é aproveitar integralmente os nutrientes que os alimentos nos dão: compre menos, desperdice menos, coma melhor! Num mundo onde o desperdício impera, todos os dias deitamos para o lixo autênticos tesouros nutricionais. Parece-lhe estranho? Então verifique como, utilizando aquilo que normalmente...

Aqui em casa não desperdiçamos assim tanto, o que sobra damos aos animais da nossa mini quinta ou devolvemos à terra. Mas pelos vistos, ainda podemos aproveitar mais e aquele bife da casca de banana, as entradas com casca de batata e o sumo com casca de manga e laranja entre outros, despertaram a minha curiosidade. Como com pouco se pode fazer muito!


Título: Uma especialista em nutrição no supermercado
Autoria: Patrícia Almeida Nunes
Sinopse: Gosta de comprar cereais ricos em fibra, mas já reparou na quantidade de gordura e/ou açúcar que o rótulo da embalagem indica? Aquilo que pensava ser a opção mais saudável pode afinal ser a mais calórica e logo pouco equilibrada. 
Gosta de comprar iogurtes magros/light para manter a linha, mas já reparou na quantidade de açúcar que têm? Existem no mercado iogurtes magros que podem ter 4 pacotes de açúcar por embalagem. Escolha antes os que apresentam a designação «Magro com baixo teor de açúcar» ou «0% de açúcar adicionado».
Compra tostas que na embalagem anunciam «sem colesterol», mas na realidade as tostas não têm colesterol, logo essa não é uma mais-valia... Compra leite rico em cálcio? Mas o leite por si já é rico em cálcio. Não se prenda a alegações. Ou acha que as bolachas digestivas facilitam a sua digestão. Já reparou no valor calórico e de gordura indicado no rótulo? Quatro bolachas Maria têm em média 110 calorias, já as digestivas podem fornecer 270.
Sabia que os legumes já embalados e lavados são mais caros? Verifique se a carne picada embalada não tem aditivos. De preferência peça para picar no momento e misture carne de aves para diminuir o teor de gordura (aumentar o aporte nutricional).
Sabia que muitas vezes os chamados packs económicos têm menos quantidade que a concorrência ou têm prazo de validade menor? Para muitos de nós, o supermercado é um mundo misterioso onde nos sentimos perdidos. Queremos alimentar-nos de forma mais saudável, racional e económica, mas perante as prateleiras cheias de ofertas atractivas, e faltando-nos informação simples e apropriada, não sabemos qual é a escolha mais acertada.

Quando passei a fazer as minhas compras tomei consciência que ir ao supermercado pode não ser uma tarefa assim tão simples, principalmente se tentarmos ler os rótulos dos produtos. Este livro fazia mesmo falta para todos aqueles que procuram uma alimentação mais equilibrada e saudável.

2 comentários:

  1. Tiago Simões aka Sasuke5 de abril de 2012 às 00:48

    Disponiveis na Letraria =)

    ResponderExcluir
  2. Aqui há uns dias fiz entradas com casca de batata! E gostei! :) esse livro parece-me bastante útil!*

    ResponderExcluir