22 de abril de 2012

Tarte de maçã com chantilly

Numa altura em que andei a experimentar várias receitas de Tartes de Maçã, encontrei esta receita e é de longe a Tarte preferida da família, desde então tenho feito esta Tarte algumas vezes. Já andava com saudades de fazer uma sobremesa daquelas de encher o olho, hoje foi dia de voltar a fazer a famosa Tarte de Maçã com chantilly.

O chantilly não saio muito bem, não sei se foi porque a batedeira já é antiga e não bate tão bem (a outra melhor avariou) ou se não esperei tempo suficiente para a maçã arrefecer - que fique claro, não sou grande cozinheira. Em todo o caso estava muito boa :)


Receita da Tarte de Maçã com Chantilly
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
100g de manteiga sem sal
1 ovo


Para o recheio:
6 maçãs vermelhas grandes
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 pau de canela
2 dl de água
Canela em pó q.b.


Para o Chantilly:
4 dl de natas
3 colheres de sopa de açúcar
Gotas de sumo de limão q.b.


Para a base: Deite as bolachas partidas para uma picadora e ligue até ficarem em pó. Deite para uma tigela, junte a manteiga derretida e o ovo previamente batido e amasse bem. Forre uma tarteira ou pirex com o preparado anterior, pressionando bem.

Agora o recheio: Descasque as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes e depois corte em pedaços. Leme ao lume um tacho com a água, os pedaços de maçã, o açúcar amarelo, o pau de canela e um pouco de canela em pó e deixe cozinhar até a maçã ficar bem mole. Retire do lume e passe rapidamente com o passevite sem deixar ficar demasiado em puré. Deite o preparado anterior na tarteira sobre a base de bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 25 minutos.

Entretanto, prepare o chantilly: Bata as natas em chantilly com o açúcar e umas gotas de limão. Retire a tarte do forno, deixe arrefecer, cubra com o chantilly e polvilhe com canela.


Nota: Por acaso faço a receita de trás para a frente, começo pelo chantilly e faço a base enquanto as maçãs cozem.


Bom Apetite! ;)

Um comentário: