3 de abril de 2012

Exposição Fernando Pessoa


Até dia 30 de Abril estará presente na Fundação Calouste Gulbenkian a exposição sobre Fernando Pessoa, intitulada: Plural como o Universo. 
Pessoa foi sem dúvida uma pessoa (perdoem-me a redundância) muito plural, mas apesar de todos as vidas que vestiu, tenho um especial apreço pelos poemas e prosas que escreveu como ortónimo.

Só agora tomei conhecimento desta exposição e tenho pena, porque da última vez que fui a Lisboa podia ter lá ido... Deixa-me um gosto amargo na boca não poder ir, primeiro porque aprecio tal como já disse as palavras de Fernando Pessoa, depois porque pelo que nos é dado ver pelo video, a exposição está qualquer coisa de espectacular! Não me surpreende, a última vez que fui a uma exposição deste género na Gulbenkian foi sobre a vida de Darwin e estava muito bem projectada, visto que até suricatas, lagartos e tartarugas vivas tinha (gostei especialmente dos suricatas, se não fosse o meu irmão tinha lá passado a manhã inteira a olhar para eles). 

Portanto se estiverem por estes dias em Lisboa e se gostarem de Fernando Pessoa, não deixem de passar por lá, porque com certeza valerá a pena (porque tudo vale a pena, quando a alma não é pequena). 
Depois passem por aqui e contem-me os pormenores da exposição :)

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."
Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Tal como tu, adoro Fernando Pessoa.
    E só hoje, só agora, ao ler o teu post soube desta exposição... tendo em conta que não estou perto de Lisboa, tenho pena...

    Espectacular exposição!

    ResponderExcluir