17 de fevereiro de 2014

Dilemas de uma quase vegetariana...

Já há algum tempo que não assinalava a Segunda Sem Carne, pois que hoje aconteceu mais um daqueles momentos que me pôs a prova e achei que seria bom retornar esta rubrica e contar outros episódios também eles caricatos (e dramáticos).

Depois de ter visto esta palestra e ter decidido parar de beber leite de vaca, exactamente na semana a seguir não tive tempo para tomar o pequeno-almoço em casa e tive que o tomar no bar do departamento da universidade e pedi o que é tão habitual para todos nós: uma torrada e um galão. Quando o empregado abriu o pacote de leite de vaca, caí em mim!

Uma cena relativamente parecida aconteceu-me o més passado, fui a um café e pedi um bolo e uma Ucal para o lanche, entretanto fui ao w.c. e lá dentro fez-se luz! A Ucal é feita de leite de vaca! Cheguei a tempo de trocar por um sumo, mas ainda estou a recuperar do choque de nunca mais beber uma Ucal! Oh meu Deus! É o drama e o horror, porque toda a gente sabe que não há melhor leite com chocolate.

Hoje é que tive um momento de fraqueza, estive quase quase.... A minha avó ainda não se convenceu que não como carne e de uma maneira ou de outra tenta sempre impingir-me carne. Hoje apareceu em casa com pão e presunto para o meu lanche. E outra vez: oh meu Deus! O que eu gosto de presunto e há quanto tempo não como presunto. Aquele cheiro já me estava a fazer salivar, mas com muito auto-controlo lá tapei o presunto e fui buscar manteiga. Nunca um pão com manteiga me soube tão desenxabido como hoje, foi sem dúvida uma prova de fogo.

5 comentários:

  1. De facto é um decisão complicada, Margarida.
    Eu como menos carne, mas não conseguiria cortar totalmente. Sou como tu, adoro presunto :P.
    Em relação ao leite é mais fácil contornar a situação em casa. Gosto de leite de soja. Mas lá está nos estabelecimentos, não há. :P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carne não me foi muito difícil de cortar e normalmente não sinto falta dela. Mas quando estou em casa de outras pessoas que comem carne e sinto o cheiro, dá-me uma vontade de comer! Mas só nesses casos...
      É muito raro tomar o pequeno almoço ou lanchar fora de casa, por isso é que só me fui apercebendo aos poucos que o leite de vaca está em imensas coisas nos estabelecimentos.
      Beijinhos*

      Excluir
  2. Também ando a reduzir na carne. Na cantina do emprego escolho sempre peixe (não há vegetariano), em casa os meus pais não aceitam muito bem.
    Em relação aos ovos, nao tenho problemas, são das galinhas de casa e não sofrem o que se ouve pelos aviários. Relativamente ao leite, penso que em Portugal os animais não sofrem como nos grandes países mais industrializados. Pelo menos aqui na minha aldeia, as explorações agrícolas têm bastante qualidade, já visitei algumas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consegui deixar o peixe, é por isso que não sou vegetariana e digo que sou quase... Os meus ovos também são caseiros por isso é coisa que hei-de continuar a consumir.

      Sim, eu sei que o leite aqui em Portugal não inflige tanto mal nos animais como noutros países. Não deixei de beber leite de vaca só por essa razão, mas por tantas outras como: é um leite para bezerros logo está preparado para bezerros beberem e não para os humanos, porque sim, o leite humano não é igual ao leite de vaca, porque somos o único animal que depois dos primeiros meses de vida continua a beber leite o que levanta muitas questões e porque está cheio de hormonas e produtos.

      Ainda continuo a comer manteiga, queijo porque é muito difícil encontrar uma alternativa. Quanto aos iogurtes, o meu dilema é o preço, os iogurtes de soja são tão mais caros :/

      Excluir
  3. Acredito que seja uma decisão difícil.
    Eu, por mim, faço um esforço em reduzir na carne e comer mais peixe, que é mais saudável.
    Beijinhos

    ResponderExcluir