15 de julho de 2013

Rosti de batata e courgette

Uma coisa é certa, nunca vou cozinhar tão bem e com tão bom aspecto como os blogs de culinária fazem (e seguramente, nem com tão bom sabor), mas apesar disso fica aqui a minha contribuição para a segunda sem carne.
A receita foi retirada do blog receitas para a felicidade e vai direitinha para a lista das minha receitas vegetarianas preferidas. 

Segunda a Wikipédia, Rosti é uma receita tradicional da culinária suíça, que consiste - dependendo da receita - de batata crua ou cozida ralada que é fritada em manteiga ou outro tipo de gordura (com ingredientes adicionais como cebola, toucinho, queijo, legumes, pedaços de maçã etc.) na forma de uma panqueca aberta.

Esta receita tem um sabor revivalista, a minha avó tem muito a hábito de fazer bolinhos com as sobras de batatas e outros legumes e tal como o Rosti também leva farinha e ovo, mas a minha avó também junta salsa e eu sempre adorei aqueles bolinhos.


Ingredientes
2 Batatas
3 Courgettes
1 ovo batido
1 colher de sopa de iogurte grego
Sal e farinha para polvilhar q.b.
Azeite q.b

Preparação
Descasque, lave e seque bem as batatas. Ralar em fios com a parte grossa do ralador. Lavar bem as courgettes e ralar com a casca, também na parte grossa do ralador. 
Envolver os ingredientes com o ovo e o iogurte. Polvilhar com um pouco de farinha e misturar muito bem com o auxílio de um garfo.
Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite (ou óleo). 
Adicionar colheradas da mistura anterior e deixar alourarem bem, mas sem queimar. 
Vá achatando a superfície com uma espátula e quando tiverem os dois lados douradinhos retire para um prato com papel de cozinha para que absorva toda a gordura. Deixe repousar por uns minutos antes de servir.

3 comentários: