6 de maio de 2012

Dia da Mãe

"Mãe, cada palavra que me ensinaste repete 
mil vezes o teu nome."
José Luís Peixoto,
in A Casa, A Escuridão

Nem sempre nos entendemos da melhor maneira, é inevitável quando duas pessoas são tão diferentes, quando eu queria um futuro para mim completamente diferente daquele que tu querias que fosse. Mãe, mas a vida é minha, não podes viver aquilo que não viveste através de mim. Eu sei, não era por mal, era por quereres o melhor para mim. Mas agora, apesar de tudo, sou feliz.
Em 23 anos que levo de ser tua filha, estivemos mais tempo separadas do que juntas, o que acabou por criar uma certa distância entre nós, sem que fizéssemos por isso, ou sequer que tivéssemos consciência de tal. Fizeste-me muita falta, mãe.
Mas porque quando a vida nos rouba um pedaço, tenta preencher com outros pedacinhos e por isso não tive uma, mas muitas mães. Desde as avós, a namorada do pai e até a mãe do Nuno. Guardo todas as minhas mães e tu também mãe, no canto do meu coração. Aprendi muito com cada uma delas, algumas deram-me carinho, outras ensinaram-me a enfrentar a vida, muitos conselhos recebi de todas elas e hoje sou aquilo que sou, graças a ti mãe e às minhas outras mães.

Obrigada por terem cuidado tão bem de mim, espero poder retribuir sempre todo o amor que me deram.
Feliz dia da mãe, minhas mães.

Um comentário: