1 de julho de 2014

Livros de 2014 - Parte I

Como já vem sido habitual no final do ano faço um balanço aqui no estaminé dos livros que fizeram companhia ao longo desse ano, como podemos ver aqui em 2012 e 2013. Mas este ano já li bem mais do que a minha média, foram nestes últimos 6 meses nada mais nada menos que 27 livros! É certo que este feito em parte deve-se a duas condições: ter estado desempregada e sem portátil nos últimos meses. Agora com um emprego e com portátil é mais que certo o declínio de leituras até ao final do ano.

Comecei o ano por registar no Good Reads como meta 24 livros para este ano, pensava eu que dois livros por mês era uma boa conta. Com o andar da carruagem percebi que não tardava a chegar lá então subi para os 30 livros, assim à campeão, porque nunca tinha atingido esse número. Mas mais uma vez estava a ver a meta a aproximar-se e alarguei-me para os 48 livros, como a lógica da primeira meta, agora ficava com 4 livros por mês para ler.

Desta vez decidi compilar os livros dos últimos 6 meses assim ao jeito dos Óscares, com categorias adaptadas aos livros.

O livro certo na altura certa:
Manuscrito encontrado em Accra de Paulo Coelho

Já tinha este livro em casa há um ano, mas no fim veio até mim na altura em que mais precisava dele.

Boas crónicas nunca são de mais:
Abraço de José Luís Peixoto

Conheci o JLP por acaso quando tropecei na crónica Debaixo da roupa, estamos todos nus e foi assim amor à primeira leitura. Esta foi a primeira vez que peguei num livro dele e escolhi exactamente este por ser uma compilação de crónicas.

Livros que fazem pensar:
A vida de Pi de Yann Martel
A Bruxa de Portobello de Paulo Coelho
A Prisão do Silêncio - Torey Hayden

A Vida de Pi esta no top dos melhores livros deste ano, se gostaram do filme não percam o livro. Quanto aos outros dois livros, Paulo Coelho e Torey Hayden, o nome dos autores já fala por si.

As trilogias:
As Cinquenta Sombras de Grey de E. L. James
Os Jogos da Fome de Suzanne Collins

O que é bom vem sempre aos pares, o que é mesmo bom vem a três. Estas duas trilogias estão assim no top dos melhores livros deste ano!

Os melhores romances:
As Regras de Sedução de Madeline Hunter
Rapariga com Brinco de Pérola de Tracy Chevalier
O Diário Perdido de Don Juan de Douglas Carlton Abrams

Fiquei completamente viciada e rendida à escrita de Madeline Hunter,  um livro que está ali entre as 50 sombras de Grey e os clássicos da Jane Austen, com o melhor de dois mundos, tem tudo para ser uma boa companhia, para ler a minha review ir aqui
Já tinha visto o filme "Rapariga com Brinco de Pérola" e o livro veio consolidar o meu apreço pela história. "O Diário Perdido de Don Juan" foi um achado na biblioteca e veio comigo para casa por curiosidade e acabou por revelar-se uma bela companhia, para ler a review ir aqui.

Marc Levy esse exímio contador de estórias:
O primeiro dia - Marc Levy
A primeira noite - Marc Levy

Romance, aventura, mistério e uma pitada de história para dar credibilidade ao que é ficcional, Marc Levy a fazer estória da boa.
As melhores comédias românticas:
O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding 
O Novo Diário de Bridget Jones de Helen Fielding

Nos livros não temos o Hugh Grante (oooh) nem o Colin Firth (duplo oooh) mas ainda assim arranca-nos umas boas gargalhadas.

Livros para meter a mochila às costas:
Encontros Marcados de Gonçalo Cadilhe
O Mundo é Fácil de Gonçalo Cadilhe

Este homem nunca desilude, para ler a minha review do livro "O Mundo é Fácil", ir aqui.

Livros "estava à espera de melhor":
Sputnik, meu amor - Haruki Murakami
Sensibilidade e Bom Senso - Jane Austen
Cidades de Papel - John Green

Perdoem qualquer coisinha, não estou a dizer que são livros maus, mas no caso do Murakami e da Jane Austen as expectativas são sempre muito altas porque eles habituaram-nos assim, infelizmente desta vez não chegaram lá.

Livros "é melhor ficar pelo filme":
P.s. - eu amo-te de Cecelia Ahern
O Lado Selvagem - John Krakauer

Sou daquelas pessoas que defendem os livros em detrimento dos filmes, mas nestes dois casos, meus amigos, levem este conselho que é de borla e fiquem pelos filmes. Para ler a review do livro "O Lado Selvagem" ir aqui.

Livros sem sal:
Porque te Amo de Guillaume Musso
Meus amigos, meus amores de Marc Levy

Dá-me uma dor na alma meter aqui um Marc Levy, mas neste livro espalhou-se ao comprido e não encontramos a magia tão características dos seus livros. Para ler a minha review deste livro, ir aqui.


Os 27 todos juntos:



7 comentários:

  1. Eu também adoro ler. Mas desde que o Lucas nasceu, ando com o mesmo livro a reboque, não consigo ler mais que uma meia dúzia de páginas por semana! Não me dá tréguas o sacana ;)
    Mas penso aproveitar as férias para por a leitura em dia. E comprar mais uns quantos livros, tenho uma lista enorme!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho uma lista enorme de livros para ler. Parece que cresce mais depressa que a lista de livros lidos :D

      Excluir
  2. Parabéns pelo emprego :). Fico feliz por ti.
    Fiquei tão contente por teres gostado do livro "O primeiro dia" e "A primeira noite" de Marc Levy. Foram os primeiros livro que li do autor e, claro fiquei fã.

    Partilhamos da mesma opinião em relação ao P.S. I love you,,, Não consegui ler o livro até ao fim e adorei o filme (mas ainda hei-de dar uma nova oportunidade ao livro).

    Infelizmente, Madeleine Hunter não me seduz muito... Ainda não li nenhum livro dela que me deixasse agarrada à escrita dela.

    Boa sorte com o emprego e boas leituras.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) O emprego ainda não é certo, não é na minha área, mas podia ser muito pior...

      Esses livros do Marc Levy, foram o meu 5ª e 6ª livro dele que li, já andava fascinada pela escrita dele, só o último "Meus amigos, meus amores" é que me desiludiu mesmo muito.

      Ai não faças isso, é que não vale mesmo a pena pegar no "P.S. I love you", eu li até ao fim por pronto...

      Oh e eu que gostei tanto da escrita da Madeleine Hunter! É que fiquei mesmo, mesmo viciada!

      Obrigada mais uma vez,
      Beijinhos*

      Excluir
    2. É pena não ser na área, mas se gostares e te der tanto prazer como se fosse na área, também já é bom (eu agora penso assim). Fico a torcer para que fiques, caso gostes ;)

      Hum... Então talvez não pegue nesse livro. Dele ainda tenho aqui o livro "A próxima vez". Esta na estante a aguardar o seu momento de leitura :).

      Lool... Bem deve ser mesmo mau... Eu na altura só consegui ler 30 páginas e tive de o devolver à biblioteca sem o terminar. Aquilo era mau. Mas também, para ser sincera é uma autora que não me cativa muito. Só "A Prenda" é que me conquistou. Os outros livros dela nem foram boas nem más leituras.

      Então, só me resta esperar que continues a gostar! Neste momento estou a ler um dela... E não me consigo sentir atraída pela escrita. É algo que leio sem me deixar viciada nem agarrada ao livro.

      Não tens nada para agradecer.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Adorei este post....bem organizado, bem escrito e fez com que a lista de livros para ler aumentasse:)
    Desde já muitos parabéns pelo trabalho...eu termino mais uma substituição no final deste mês e começa (aliás continua) a procura de trabalho...nos dias que correm ter um trabalhar é muito bom :)
    Já li alguns livros da Torey Hayden e gostei imenso...são sempre relatos de uma muito boa prática profissional.
    Já li as Sombras de Grey, suscita opiniões muito contraditórias, mas eu cá gostei. Quanto aos jogos da fome ainda não consegui ler os dois últimos livros.
    Já tive com os da Madeline Hunter na mão e não arrisquei comprar..
    Depois das sugestões que deste Margarida a lista de livros está a aumentar a olhos vistos...Obrigada
    Um beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awww obrigada pelo teu comentário!
      Fiquei curiosa para saber que livros foram parar à tua lista de livros para ler...

      Obrigada, não tinha dito nada do trabalho aqui no blog porque ainda não é totalmente certo, por isso a ver vamos...

      Este foi só o segundo livro da Torey Hayden que li dela, mas é já das minhas autoras de eleição, gosto tanto tanto do trabalho dela.

      Quando experimentares ler Madeline Hunter, avisa ;) eu adorei! Li i livro dela logo a seguir a acabar as sombras de grey e adorei!

      Beijinhos*

      Excluir