12 de janeiro de 2014

Otanjoubi omedetou Murakami*


A minha relação com a escrita de Murakami não foi de encantamento ao primeiro livro. Norwegian Wood foi o primeiro e ainda me lembro perfeitamente como foi o encontro, estava na biblioteca Palácio de Galveias no Campo Pequeno quando o vi, interessei-me logo por ser de um autor japonês, mais tarde fiquei a saber que é um escritor muito famoso e bastante apreciado principalmente por jovens adultos.

A este seguiram-se outros livros como: Kafka à beira-mar, Crónica do pássaro de corda, O Elefante Evapora-se, A Rapariga que Inventou um Sonho, 1Q84 - Livro 1 e neste momento lê-se Sputnik, meu amor. Ao contrário do que é comum nos fãs não tenho uma preferencia pelo romance ou pelos contos.

Tal como disse a escrita de Murakami não me encantou de imediato por ser tão irreal, alguns livros vivem num universo tão paralelo que fico sem saber qual é o momento real e o irreal. Apesar de todos os sentimentos contraditórios que os livros dele me fazem sentir em relação a eles, a verdade é que vieram para ficar. Quando fico muito tempo sem ler nada de Murakami, mais do que qualquer outro escritor, sinto uma falta enorme.

Hoje Murakami faz 65 anos, nasceu a 12 de Janeiro de 1959 em Quioto. Todos os anos espero que ele ganhe o Prémio Nobel da Literatura, a ver vamos se é este ano.


*Feliz aniversário Murakami

6 comentários:

  1. Não me aventurei nos livros do Murakami :( Já namorei muitos na livraria ou na biblioteca mas nunca trouxe nenhum comigo... Será a minha próxima escolha :)

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que gostes :)
      O melhor é começares com um mais soft, como Norwegian Wood ou Sputnik meu amor. Se fores logo para o Kafka à beira-mar e Crónica do pássaro de corda é capaz de ser um salto muito grande para primeiro livro.
      Ou então também podes começar pelos livros de contos como o O Elefante Evapora-se e A Rapariga que Inventou um Sonho.
      Mas claro, isto é só a minha opinião. Quando leres algum livro dele, depois conta-me o que achaste ;)

      Excluir
  2. tenho alguns livros dele em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comprei aproveitei umas promoções nos livros dele na Fnac, o último comprei em segunda mão, mas em muito bom estado por 0,95€ uma pechincha!

      Excluir
  3. Já ouvi várias opiniões contraditórias acerca dos livros de Murakami. Um dia tenho de arriscar e ler qualquer coisa dele.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um autor para todos os gostos, mas cativa muitos jovens das nossas idades ;)
      Quando leres alguma coisa dele, depois diz-me ;)
      Entretanto podes ver na minha resposta ao comentário da Carminho a minha opinião para o iniciantes ao Murakami ;)

      Excluir