21 de outubro de 2013

Palestra de Gary Yourofsky na segunda sem carne

Infelizmente este é um daqueles post que vai passar ao lado de muita gente (isto tendo em conta que passam por aqui poucos, talvez não interesse mesmo a ninguém... mas adiante), porque a blogosfera é feita de roupa e sapatos, lugares bonitos, sushi e afins. Mas se há coisa que eu ainda tenho é esperança. A ver se este meu texto e a palestra mudam um pouco os hábitos de alguma pessoa. 

Tinha este documentário em stand by já há algum tempo, até que na quinta-feira passada decidi ver e é sem dúvida uma das melhores palestras que eu já vi!

Gary Yourofsky é activista dos direitos dos animais e vegan há 15 anos. Nos últimos anos tem percorrido os Estados Unidos dando palestras em escolas. Gary afirma que comemos carne, peixe, queijo e ovos por quatro razões: hábito, tradição, conveniência e sabor.

A essas quatro razões junto mais uma: ignorância. Acredito que mais conhecimento alarga os horizontes e ajuda-nos a descobrir novas formas de viver. Desta maneira esta palestra enquadra-se no principio das segundas sem carne. Não espero que ninguém se torne vegetariano ou vegan de um dia para o outro, mas pelo menos um dia por semana porque não deixar a carne, peixe e ovos de lado?
Por nós, pelos animais e pelo planeta é necessário ter uma alimentação mais consciente.

Palestra de Gary Yourofsky


Devo dizer que fiquei muito mal disposta com o primeiro vídeo que ele apresenta, onde vemos como os animais são tratados nos matadouros. No segundo vídeo onde vemos um homem a bater em vacas e num bezerro, só me deu vontade de espancar o homem!
Não podemos assobiar para o lado e fingir que isto não acontece. Acontece sim! E é na indústria do leite. Acontece porque queremos começar o nosso dia com uma tigela de cereais e leite.

Aqui em casa já há muito que aderimos ao leite de soja, mas ainda bebíamos o leite de vaca com os cereais da manhã, mas na sexta-feira, no dia a seguir de vermos esta palestra, abrimos o último pacote de leite de vaca que tínhamos aqui em casa e decidimos não voltar a beber leite de vaca.

Sessão de perguntas e respostas


Para quem teve paciência para ver uma palestra de duas horas sobre vegetarianismo e direito dos animais, digam lá, o homem é mesmo inspirador né?

2 comentários:

  1. É um tema bem interessante!
    Percebo bem o alcance das palavras.
    Ter pelo menos um dia sem carne é também uma forma de praticar uma alimentação mais saudável e mais equilibrada.
    Parabéns pelo post.
    Gostei!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário!
      Quando penso que ninguém está interessado nestes temas, fico muito feliz por estar errada :)

      Bjs*

      Excluir