4 de dezembro de 2012

Do estágio #6


Isto de ser professora é muito mais complicado e difícil do que pode parecer à maior parte das pessoas. Principalmente os professores de Educação Visual, esses então não fazem nada, só mandam os alunos desenhar - que básico! 
(pois, tentem ensinar perspectiva cónica com um ponto de fuga a alunos do 9º ano que até há umas semanas não sabiam o que era uma perpendicular e depois falamos - muito gosto eu de escolher coisas difíceis)

A verdade é que qualquer que seja a área do professor este terá sempre que ter um bom conhecimento científico e didáctico para poder transmitir os seus conhecimentos e fazer com que os alunos atinjam os objectivos. 

Mas um bom professor não é só alguém que sabe ensinar, um bom professor tem que estar preparado para tudo... Tudo incluí aquilo que me aconteceu na terça-feira passada e que ainda me deixa em choque.

Na semana passada fui primeiro que o orientador para a sala. Como sempre é o professor o primeiro a entrar e depois entram os alunos, estamos a falar de 27 alunos. Enquanto iam entrando eu ia arrumando as minhas coisas, até que às tantas oiço um a dizer: A professora não está na sala.

Como passo sempre por aluna, nem dei muita atenção aquele comentário, mas quando reparei tinha um aluno ao fundo da sala que não era da minha turma.
Ele: Ah não sabia que era a professora, pensava que era uma aluna.
Eu: Pois, mas não sou uma aluna, sou a professora, tu não és desta turma por isso saí.

Ele é o namorado de um das minhas alunas e acompanha-a sempre até à sala e andam aos beijos até ela entrar na sala. 
Mas o grave foi o que aconteceu depois... A MINHA ALUNA AGARROU-SE AO NAMORADO AOS BEIJOS ATÉ À PORTA DA SALA!!!

E fiquei em choque... Completamente em choque e disse a coisa mais parva que podia dizer naquela altura: Isto é uma sala de aula, não é o intervalo.

Mas que dizer nesta situação? Acho que só anos de experiência e alguns calos é que podem fazer com que um professor tenha consciência do que dizer nesta situação.
Acabei por não contar o que se passou ao orientador... E ainda não sei como é que devia lidar com isto...

4 comentários:

  1. Bem isto foi mesmo uma situação complicada! Eu teria repreendido a aluna em causa em frente à turma e no final ainda falaria com ela em particular. É um comportamento que não deve ser ignorado. Seria também uma forma de mostrares a tua autoridade perante eles. No meu entender fizeste bem em não contares ao teu orientador na presença da turma, pois ias passar uma imagem de dependência aos alunos. Mas depois da aula terminaracho que podias ter partilhado com com o teu orientador, normalmente eles conseguem pensar mais fria e objectivamente sobre estes assuntos. Lidar com adolescentes é difícil, terás de encontrar o teu próprio estilo e adequá-lo à turma em causa. Por vezes, perder 10 minutos inicias para perceber se está tudo bem, ou falar de algo que seja do interesse deles torná-los-á mais motivados para a aula. Boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Entendo muito bem o que dizes em relação a desvalorizarem os nossos estudos e o nosso trabalho... Sei o que é andar anos a estudar e estar um dia no meu local de trabalho e ouvir um senhor armado em importante a dizer que não entende porque é que o nosso curso é superior e de tanto tempo, só faltou dizer que só era preciso saber ler e escrever...
    Afinal trabalhar numa farmácia para ele, era o mesmo que trabalhar numa mercearia! O meu respeito pelas profissões é exactamente o mesmo, o conhecimento científico que ambas carecem é que é um bocadinho diferente... Não sei, digo eu.
    São os mesmos mal informados que acham que para ser professor do ensino básico basta saber ler e fazer contas de somar, que para ser professor de Educação Visual basta saber fazer uns rabiscos e por aí fora. Não gosto nada quando desvalorizam o trabalho das pessoas e menosprezam os seus conhecimentos.

    Quanto à situação dos teus alunos, bem é uma situação delicada, no mínimo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Isto hoje em dia é a republica das bananas!!
    Fico chocada como os jovens de hoje conseguem ser tão mal educados para com os adultos. Quando andava no 9º ano, alguma vez me passava pela cabeça ser mal educada para com a professora, e se o fizesse, sei o castigo que me esperava em casa!! Não é como hoje que muitos pais se vão revoltar contra os professores por os filhos fazerem asneiras e serem mal educados!! Mas isso são outras histórias!!
    Quanto ao que te aconteceu, não sei como reagiria, porque lá no fundo temos sempre uma vontade, por mais pequena que seja, de rir!! Mas há que manter a postura, e acho que fizeste bem em repreender.

    ResponderExcluir