Antes de mais, podem rever quais os livros da primeira parte de 2014 aqui. Foi um ano em grande para as leituras e cheguei onde nunca tinha conseguido ir, aos 50 livros lidos no ano!
(sim, estou muito orgulhosa)
Tal como foi feito na primeira parte vou apresentar os livros em categorias muito originais (ou não).
O melhor conto do ano (e o único)
The Egg - Andy Weir
À primeira vista é um pequeno conto, mas é tão grande como o Universo. Atrevo-me a dizer que é de leitura obrigatória e podem ler aqui.
Os mundos fantásticos
As Crónicas de Nárnia - C. S. Lewis
Os Reinos do Norte (Saga Mundos Paralelos) - Philip Pullman
Oh as Crónicas de Nárnia! Quando vi o primeiro filme no cinema pensei ler os livros mas na altura não surgiu a oportunidade. Mas como diz Lewis, um dia vamos ser tão velhos que podemos ler contos de fadas outra vez. Por um lado tenho pena de não ter lido as Crónicas de Nárnia quando era mais nova, mas por outro lado, se tivesse lido antes não tinha noção da dimensão da magia que Lewis cria nos seus livros.
"Os Reinos do Norte" é o livro que ganhou vida no cinema com o filme "A Bússola Dourada", lembro-me que gostei do filme mas este primeiro livro da trilogia "Mundos Paralelos" não me arrebatou como eu estava à espera (e como foi prometido), de momento estou a meio do segundo livro e estou a gostar, a história é mais interessante e cheia de momentos de nos tirar o fôlego.
Uma vez fã de HP, fã para sempre
Os Contos de Beedle o Bardo - J. K. Rowling
Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los - J. K. Rowling
O Quidditch Através dos Tempos - J. K. Rowling
Conhecem aquela frase que nos diz para nunca voltarmos ao sítio onde fomos felizes? Nunca concordei com isso e estes pequenos livros são a prova viva que essa frase é a maior falácia da história. Foi tão bom, mas tão bom voltar ao mundo do Harry Potter!
Três é a conta que Deus fez (as trilogias)
1Q84 - Haruki Murakami
Saga Divergente - Veronica Roth
Este foi o ano do Murakami, ao todo foram quatro livros em 2014. A minha relação com este autor é de certa maneira complicada, assim que acabo um livro penso: isto foi tão intenso durante uns tempos é melhor estar longe da escrita dele. Mas nunca consigo passar muito tempo longe dos livros do Murakami. Já sei que o livro "A peregrinação do rapaz sem cor" vai ser dos primeiros livros a ler em 2015.
A minha opinião sobre a Saga Divergente é um tanto ou quanto tendenciosa... Ainda antes de ler os Jogos da Fome e o Divergente achei que as estórias seriam muito parecidas e apesar de ter alguns pontos onde podemos ligar as duas estórias também é verdade que são muito diferentes. No entanto depois de ter ficado arrebatada pelos Jogos da Fome não consegui ter a mesma ligação com os livros do Divergente.
Os clássicos nunca morrem
1984 - George Orwell
Como a trilogia 1Q84 de Murakami refere este clássico do George Orwell fiquei curiosa para o ler. Houve partes em que foi mais difícil ligar-me à estória mas com persistência consegui interessar-me por este livro que nos deixa a questionar sobre a nossa privacidade. Apesar de ter sido publicado em 1949 é muito actual numa era onde predominam as redes sociais e outros mecanismos que nos fazem perder a nossa privacidade e identidade.
A vida é melhor com romances
O Circo dos Sonhos - Erin Morgenstern
Um Refúgio para a vida - Nicholas Sparks
Escolhi o teu amor - Emily Giffin
Adultério - Paulo Coelho
A Culpa é das Estrelas - John Green
Não sei se é de mim ou se dos livros que escolhi mas os romances que li na segunda metade de 2014 não foram tão bons como estava à espera. O "Adultério" de Paulo Coelho foi uma desilusão enorme; "Um Refúgio para a Vida" continua ser o Nicholas Sparks no mesmo registo de sempre; apesar de ter gostado mais de "A Culpa é das Estrelas" do que "As Cidades de Papel" ambos do John Green continuo a achar que este é um autor mais para adolescentes e que lhe falta ali qualquer coisa; "Escolhi o teu amor" a premissa do livro coloca a protagonista entre o amor actual e o grande amor do passado, fiquei curiosa mas a autora não soube dar vida ao tema e ficou muito banal; "O Circo de Sonhos" não fiquei encantada mas acho que a culpa foi minha e não do livro, depois de ter lido Murakami e Orwell não estava com o maior espírito para um romance, no entanto foi o melhor livro de romance lido na segunda parte de 2014, não tanto pela relação amorosa entre as personagens mas pelo mundo e pequeno mundos que foram criados à volta do circo de sonhos.
Os 24 escolhidos para a segunda metade de 2014