31 de dezembro de 2014

A agradável surpresa de 2014

2014 numa palavra foi uma surpresa. Das boas. Daquelas surpresas que chegam depois da tempestade que são sempre as que sabem melhor porque são vividas mais intensamente e com mais vontade.

Tive meses em que andei perdida, a sofrer por um amor que trazia comigo há muito tempo, talvez tenha sido há tempo demais. Mas apesar de ter sofrido duas vezes por um amor, continuo a acreditar nas segundas oportunidades.

Mas cresci e agora acredito também no futuro, que nada acontece por acaso e que por mais longo que seja o caminho, "chegamos sempre ao sítio onde nos esperam" como dizia Saramago.

Cheguei ao sítio onde ele me esperava. E ele foi a maior surpresa deste ano. Quando a realidade supera o sonho é assim, quando temos algo que nunca ousamos sonhar.

29 de dezembro de 2014

Comer animais

Um título um pouco estranho não é verdade? Mas é assim que decidi fechar a última segunda-feira deste ano, para lembrar a todos o movimento "segunda sem carne" e que está há muito tempo parada aqui no blog. Para tal apresento o livro "Comer Animais" que falta na minha estante mas não por muito tempo.

Sinopse:
À semelhança de muitos jovens, Jonathan Safran Foer passou grande parte da sua adolescência e dos anos de universidade alternando entre o ser um carnívoro entusiasta e um vegetariano ocasional. Quando se tornou marido de alguém, e depois pai, as dimensões morais da alimentação tornaram-se cada vez mais importantes para ele.
Encarando a perspectiva de ter de explicar por que razão comemos uns animais e não outros, Foer dispôs-se a explorar as origens de muitas tradições alimentares e as ficções que ajudaram a criá-las. Viajando para os recantos mais escuros dos nossos hábitos alimentares, Foer levanta a questão silenciosa que está por trás de cada peixe que comemos, de cada frango que fritamos e de cada hambúrguer que grelhamos. Em parte memórias e em parte relatório de investigação, Comer Animais é um livro que, nas palavras do Los Angeles Times, senta Jonathan Safran Foer «à mesa com os nossos melhores filósofos».
Ao contrário da maioria dos outros livros sobre o assunto, Comer Animais também explora as possibilidades para aqueles que comem carne, para que o façam com mais responsabilidade, fazendo deste um livro importante não apenas para vegetarianos, mas para qualquer pessoa que esteja preocupada com as ramificações e o significado do seu estilo de vida.

28 de dezembro de 2014

Sei que filmes viste a semana passada... #25

Vamos lá ver se chegamos ao final do ano com esta rubrica actualizada...


Austenland
Um filme obrigatório para todas as fãs da Jane Austen e de Orgulho e Preconceito em particular. Depois de ler ou ver Orgulho e Preconceito há alguém que não fique perdida de amores pelo Mr. Darcy? Eu sei que não.
Jane uma fã de Orgulho e Preconceito viaja até Inglaterra para conhecer o parque temático inspirado nos livros da Jane Austen. Um filme que deixa-nos a acreditar que existem verdadeiros cavalheiros na vida real.






Princesa Mononoke
Apesar de ser uma grande fã da animação japonesa e conhecer alguns dos trabalhos do Miyazaki há ainda muitos filmes por ver e a Princesa Mononoke era um deles.
Este filme do Miyazaki é muito diferente dos outros que vi dele, nomeadamente "Ponyo" e "The Wind Rises" que são filmes mais softs e que nos fazem sonhar. A Princesa Mononoke é um um filme mais cru e adulto mas com uma mensagem em luta dos animais e da natureza muito forte e foi o que mais gostei neste filme.






Interstellar
Assim que vi o trailer fiquei: "wooow tenho mesmo que ver este filme no cinema!"
Há muito tempo que não ia ao cinema propositadamente para ver um filme que queria mesmo ver e não me enganei na escolha. Interstellar é muito mais que um filme sobre o fim da extinção da humanidade ou da vida na terra (lembro-me que achei o 2012 tão fraquinho), neste filme temos momentos em que estamos completamente submersos não só nos efeitos especiais e nos cenários no espaço mas também dentro da própria história familiar, bem como na dúvida entre salvar os genes da humanidade ou salvar as pessoas na terra.
Her
Estava muito curiosa para ver este filme que conta a história de amor entre um escritor de cartas (Joaquin Phoenix) e Samantha (Scarlett Johansson) o seu sistema operativo.
O melhor deste filme é mesmo a performance dos actores e apesar de só ouvirmos a voz da Samantha a relação entre os dois é muito real.
O único senão no filme é o final, falta-lhe ali muita coisa ou então foi muito abrupto, o que nos deixa com uma sensação de abandono.




Frozen
O filme de Natal escolhido para vermos cá em casa foi o Frozen, é mesmo giro e dá para perceber facilmente o porquê de ser tão popular apesar de ser um pouco musical a mais...
Gostei da princesa Anna e como dizia a minha mãe: "ela é mesmo estouvada de todo". O Olaf também adiciona muitas partes cómicas ao filme e é impossível não achar imensa piada a este boneco de neve.







            The Hunger Games        The Hunger Games: Catching Fire
Como é que passei tanto tempo sem ler e sem ver os filmes dos Jogos da Fome é que eu não sei! Os livros estão no topo dos melhores livros que li este ano, já os filmes, são bons mas os livros ficam a ganhar-lhes a léguas! Acabou de sair a primeira parte do terceiro livro mas eu não fui ver ao cinema nem pretendo, o terceiro livro foi o que menos gostei e acho que a primeira parte do livro não tem assim nada de extraordinário que justifique um filme, é só mais uma mania da industria cinematográfica de fazer render o peixe. 

27 de dezembro de 2014

Vai a malta passear #1

Jardim Bordallo Pinheiro
Foi em Fevereiro que visitei o Jardim Bordallo Pinheiro, ou melhor, que o descobri quando fui visitar o Museu da Cidade em Lisboa. Já conhecia o Museu e foi uma agradável surpresa descobrir este jardim, comecei logo a pensar nesta rubrica, há tantos lugares giros na cidade e sem o conhecermos. 

via Instagram

O Jardim Bordallo Pinheiro encontra-se portanto no Museu da Cidade de Lisboa, apresenta 1200 peças do caricaturista e ceramista português Rafael Bordallo Pinheiro, podem visitar a sua casa-museu no lado oposto do Jardim do Campo Grande.

As 1200 peças, entre animais e outros elementos naturais, que decoram as ramagens, fontes e paredes do Palácio Pimenta, onde se encontra instalado o Museu da Cidade, foram produzidas na Fábrica das Caldas da Rainha e dispostas segundo a concepção expositiva da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos.

Este projecto da Câmara Municipal de Lisboa promove uma dupla revitalização: a do Museu da Cidade, agora mais atractivo para os visitantes, e a da obra de Rafael Bordallo Pinheiro, pronta a ser descoberta pelo público neste jardim, um espaço lúdico e de exposição.

24 de dezembro de 2014

Ladies and gentlemen, let the Hunger Games begin....


...and may the odds be ever in your favor!

23 de dezembro de 2014

Christmas Drinking Game

Se as vossas reuniões familiares de Natal são tão chatas como a minha, eis a solução! Eu, o meu irmão, uma garrafa de vodka, dois copos de shot, um barrete de Pai Natal na TV e este Natal seria tão mais animado!



21 de dezembro de 2014

Sei que filmes viste a semana passada... #24

Os últimos meses foram recheados de antestreias. Se é bom ir ao cinema, ainda é melhor ir de borla :D
Através aos passatempos no site do jornal Público, no site da revista Lux Woman e nos blogs A Pipoca mais doce e Close-up tive oportunidade de voltar ao Monumental e conhecer os cinemas do Cascaishopping e El Corte Inglês onde nunca tinha ido, só coisas boas portanto.


Quando a Noite cai em Bucareste
Conselho de amiga: quando forem ver filmes independentes tenham cuidado, muito cuidado! Eu gosto de curtas e digo-vos que se este filme fosse uma curta com uns 15 minutos era perfeito, já para longa-metragem foi de cortar os pulsos! Isto porque a única coisa que se safou no filme foram dois ou três diálogos entre as duas personagens. Lembro-me bem de uma conversa entre eles no restaurante chinês em que colocavam em questão se foi a forma de cozinhar a determinar o tipo de utensílios para comer, ou foi a forma de comer que determinou a maneira de confeccionar os ingredientes, isto a propósito da comida chinesa ser com hashi (pauzinhos).
Mas o ponto alto foi o fim, quando uma pessoa pensa que o filme não pode ser pior, eis que temos que gramar com uma endoscopia. Really?!


Dei-te o Melhor de Mim
Foi em 2012 que li o livro homónimo e fiquei com a mesma impressão que os livros do Nicholas Spark tem-me deixado nos últimos anos: sabe muito ao mesmo.
No entanto tal como aconteceu com o filme "Um Homem de Sorte" gostei muito mais do filme do que do livro (no caso do outro filme não teve naaaada a ver com o Zac Efron, mesmo naaaada a ver *cof cof*). Este foi um filme especial porque foi a primeira vez que fui ao cinema com o namorado e sabe tão bem ver o filme de mão dada e ter um ombro para chorar baba e ranho (sim, não foi bonito, por sorte as salas de cinema são sempre muito escuras). E já estou a divagar, quanto ao filme... Conta a história do primeiro amor entre uma menina rica e um rapaz que vem da família mais problemática da cidade. Devido a um acontecimento separam-se e acabaram por seguir casa um a sua vida, mas anos mais tarde quando voltam a encotrar-se o amor, as memórias e a paixão vêm ao de cima.


Hill of Freedom 
Tive oportunidade de ver este filme no Monumental a quando do "Lisbon & Estoril Film Festival" e fiquei tão encantada!
O japonês Mori volta a Seoul na Coreia do Sul para procurar Kwon, a mulher que ama. No decorrer da sua busca faz alguns amigos coreanos e acontecem-lhe alguns precalços que relata em cartas para a sua amada.
O filme tem uma dinâmica muito especial porque a história desenrola-se enquanto Kwon lê as cartas mas que devido a um incidente não estão por ordem.
O fim é deixado um pouco em aberto mas eu até gostei que assim fosse, deixa-nos a desejar acreditar no final que gostamos o que cria uma ligação maior ao filme.


Gemma Bovery
Este filme deixou-me a desejar duas coisas: ir a Normandia e comer pão, muito pão e vários tipos de pão.
Martin o dono da padaria tem um grande fascínio pelo livro "Madame Bovary" e quando um casal de ingleses com o mesmo nome e personalidade das personagens do livro mudam-se para a casa em frente à sua, ele começa a viver entre a realidade e ficção tendando alterar o desfecho do livro.









Mommy
Conta a relação de uma mãe com o filho adolescente profundamente turbulento que sofre de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Juntos tentam fazer face às despesas e às dificuldades da vida, nomeadamente graças à ajuda da misteriosa vizinha, a Kyla.
Fui um pouco as cegas e no início estava a pensar que seria outra perda de tempo, mas o filme tem uma dinâmica tão boa que nem dei pelo tempo passar. É um filme que nos deixa sem palavras, quando chegou ao fim tive que ficar na sala de cinema até ao final dos créditos porque não conseguia levantar-me e sair da sala. Não é de todo por mero acaso que o filme ganhou o Prémio do Júri no Festival de Cannes.


19 de dezembro de 2014

Christmas list #5

É sexta-feira o último dia para a lista de Natal com os livros que fazem imensa falta na minha estante. Ultimamente os livros onde prefiro investir o meu orçamento são aqueles que me permitem levar uma vida melhor, mais saudável e mais feliz. Se é para acabar a lista de Natal então que seja em grande e não podia ser de outra forma do que se formos falar em comida ou cozinha ou livros de culinária.


17 de dezembro de 2014

Christmas list #4

Hoje mostro livros que podem ajudar a ter uma alimentação mais saudável. A maior parte desta lista já está nos meus desejos de livros há imenso tempo, por cá continuam e a falta que fazem na minha estante!



Uma horta para ser feliz de Marc Estévez Casabosch

 Sumos e Águas Detox de Lillian Barros

 Cascas, Talos, Folhas e outros tesouros nutricionais de Alexandre Fernandes

Christmas list #3

Já que estamos a falar de livros aqui pelo blog é uma boa oportunidade para falar dos livros de outras bloggers. Esta lista é assim uma salada russa tendo em conta os temas, vão desde culinária e dieta, a actividades com crianças e projectos para fazer em casa, até questões sobre relações e afins.


Quem é que nunca ouvi a mítica frase "não és tu, sou eu" que levante a mão! Com um título muito sugestivo a Ana Garcia Martins responde a uma série de perguntas que todas as mulheres colocam a si mesmas, ou à melhor amiga, que é mais ou menos a mesma coisa.


365 actividades para fazer com os seus filhos de Andreia Vidal


O livro da Andreia Vidal é indispensável para quem tem pequenos em casa ou para Educadoras de Infância, está cheio de actividades simples para fazer com as crianças, uma por cada dia do ano. O livro da Constança Cabral é muito inspirador e faz-nos ter vontade de meter as mão à obra, literalmente.



Com estes dois livros da lista levanto a ponta dos livros que vão chegar aqui na lista nos próximos dias, serão sobre saúde, nutrição e culinária. A Joana Macieira tem uma adoração por queques e quase todas as semanas há uma receita nova de queques pelo blog, coisa que só podia dar em livro. O "Dieta das Princesas" não é só mais um livro de dietas, é um livro sobre mudança para uma vida mais saúdavel e feliz.

16 de dezembro de 2014

Christmas list #2

No topo das melhores coisas desta vida para mim está viajar e como não podia deixar de ser aqui na minha lista de livros a pedir ao Pai Natal tinha que haver livros sobre viagens, ou não seria eu. Btw, os livros podem vir acompanhados de bilhetes de avião ou vá também pode ser um bilhete de comboio, eu não peço muito (cof cof).


Para o lema: vá para fora cá dentro

Para os peregrinos de Santiago de Compostela

 Para conhecer o mundo

Para pegar na mochila e partir

15 de dezembro de 2014

Christmas list #1

A verdade é que ainda não estou dentro do espírito natalício, mesmo faltando pouco mais do que uma semana. Talvez porque este ano vai ser diferente, porque não vou passar com a minha mãe e os meus irmãos. O Natal são as pessoas. E nunca esta afirmação fez tanto sentido para mim como este ano... 

Maaaas todas as alturas são boas para actualizar (ou reforçar em muitos casos) quais os livros que fazem imensa falta na minha estante. Por isso esta semana o blog vai encher-se de livros (não vá dar-se o caso de andar por aí alguma alma caridosa desejosa de oferecer livros).

Abrimos com nada mais nada menos que a nova colecção de Harry Potter lançada pela Editorial Presença para comemorar os 15 anos do início desta aventura. Que tem esta edição de especial? A capa! As ilustrações das capas estão tão bonitas! Mas não ficamos só pela capa, a lombada é a menina dos meus olhos, isto porque ao juntar todos os 7 livros a lombada forma o desenho do Castelo de Hogwarts, espectacular!



  

14 de dezembro de 2014

Sei que filmes viste a semana passada... #23

Ai que esta rubrica está há tanto tempo parada (como todo o blog, mas adiante...). Hoje em jeito de actualização vou falar dos filmes que vi ao ar livre em Agosto na Fábrica da Pólvora de Barcarena (ou tentar, que isto quatro meses (já?!) depois a memória não é de fiar).

Parece que este ano grande parte dos filmes escolhidos para figurar na mostra de cinema na Fábrica da Pólvora foram filmes franceses e se eu andei durante alguns anos de costas voltadas para o cinema francês a verdade é que tenho conhecido tantos filmes franceses tão bons que a minha opinião sobre os mesmos está totalmente diferente. 

The Intouchables
Sabem quando há aqueles filmes bons, mesmo bons, mas assim mesmo bons que te fazem sair de casa só para o voltar a ver? É este filme. 
E se já tinha gostado tanto dele como se pode ver aqui, posso dizer que nesta segunda vez (como não podia deixar de ser) arrebatou-me tal como da primeira vez.










Astérix & Obélix: Ao Serviço de sua Majestade
Há alguém que consiga não ser fã dos filmes do Astérix e Obélix? Eu sei que não. Este filme como todos desta dupla de gauleses é fenomenal e faz-nos dar gargalhada atrás de gargalhada.
Desta vez o principal inimigo não são os romanos mas os bárbaros dos países nórdicos que tentam conquistar a Bretanha.
O que mais gostei neste filme foi a forma como caracterizaram os Bretões, sempre muito cavalheiros, calmos e... A beber água quente! Sim, só água quente, pois é neste filme que nasce o chá.





Le Petit Nicolas
O que eu gostei deste filme e que agradável surpresa que foi! Não conhecia nada sobre o filme mas fiquei rendida assim que vi o trailer numa outra noite em que fui ver os outros filmes.
Quanto ao filme, é sabido que as crianças são o melhor deste mundo certo? Ou talvez não, ou melhor, dão imenso trabalho quando se põem a imaginar coisas. E que imaginação, senhores!
O pequeno Nicolas pensa que vai ter um irmão e que os pais o vão deixa, está assim lançado o melhor filme de comédia que vi este verão. Vejam o filme, mesmo!




Já conhecia o festival de música Sete Sóis Sete Luas (a bonita referência ao Memorial do Convento de Saramago) que realiza-se todos os anos na Fábrica da Pólvora de Barcarena, mas este foi o primeiro ano que tive conhecimento do cinema ao ar livre. 

Para o ano já conheço três mostras de cinema ao ar livre, o Cineconchas na Quinta das Conchas (onde fui o ano passado), na Fábrica da Pólvora e no Jardim da Estrela em Lisboa. Se souberem de mais locais para ver cinema ao ar livre é avisar! Ah e não se esqueçam de deixar uma manta polar guardada para o Verão, que isto há noites de Verão mais frias que certos dias de Inverno.

13 de dezembro de 2014

Vai a malta passear!

Ora pois então eis que está finalmente inaugurada a rubrica que já andava a pensar há imenso tempo. De que se trata esta rubricar perguntam vocês e eu respondo, trata-se de passear (podia ser lá outra coisa com um título assim). Então o que eu quero é dar a conhecer alguns cantos e recantos, lugares pequenos de cada cidade que poderá ser um jardim, um miradouro, um café/pastelaria, um restaurante, as opções são tantas! Conto também com as vossas dicas de lugares a não perder por este Portugal.

E agora um pequeno a parte... Quando criei a rubrica sobre cinema "Sei que filmes viste a semana passada" fiquei com ideia que mais ninguém tinha percebido a referência do título aos filmes "Sei o que fizeste no Verão passado", então para não cair de novo em erro explico já de onde vêm o título desta rubrica que manda a malta ir passear. Estão a ver aquele anúncio todo catita do totoloto que dizia qualquer coisa como: "Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado... Tum, tum... Domingo! Vai a malta passear"? Não estão a ver? Ora bolas...

Portanto todos os sábados haverá aqui pelo blog uma pequena dica de coisas a fazer/visitar. E sim, será tudo muito pouco sofisticado e para muitos não irá trazer nada de novo, mas se pensam que tooodas as pessoas sabem que se vão a Sintra é obrigatório passar pela Piriquita e comer uma queijada e um travesseiro, então estão redondamente enganados, tal como eu estava.  E mais uma vez faço aqui o apelo para irem partilhando coisas mesmo giras para ver e fazer e que são um crime perder.

10 de dezembro de 2014

PPC à terceira é de vez!




Há três anos quando inscrevi-me pela primeira vez no PPC não recebi nem morada do meu amigo secreto nem postal, uma desilusão foi o que foi. 

O ano passado com o novo formulário não consegui preencher, dava-me erro ou era na morada ou no nome. Fartei-me. Amuei. Encolhi os ombros e segui em frente.

Este ano finalmente consegui participar. Yey! E apesar de estar há meses sem enviar postais pelo postcrossing, o blog I Love Postcards estar em hibernação e estar sem pontinha de espírito natalício a verdade é que começo a ficar entusiasmada com o PPC agora que recebi a morada do meu amigo secreto. Adivinha-se portanto um fim-de-semana de volta dos postais, até porque distraí-me e ainda não enviei postais de Natal a nenhum amigo ou blogger com quem já troquei postais!

P.s. Para o meu amigo secreto, quando enviar o postal só peço que venha acompanhado com a morada para poder retribuir o postal :)

9 de dezembro de 2014

Programa para hoje à noite...


Cinema em dia de antestreia do filme Gemma Bovery.

7 de dezembro de 2014

Porque hoje é dia 7 ♥


Sempre! :)

5 de dezembro de 2014

Oh Murphy, Murphy...

Uma pessoa vai ao cinema ver o Interestelar (vale cada euro do bilhete) e ouve umas 500 referências à lei de Murphy. Uma pessoa volta para casa já depois da meia-noite e quando está mesmo quase a chegar ao prédio apercebe-se que não tem a chave. 

Não há problema, vamos dormir em casa do namorado. Ah mas ele deixou as chaves em tua casa... Pois. Conseguimos entrar em casa dele (beijinho ao colega de casa dele), maaaas porque um mal nunca vem só o teu telemóvel avisa que está quase sem bateria e coincidência (ou não) o telemóvel dele também, e onde estão os dois carregadores? Em tua casa...

Como já dizia o outro: se algo pode dar errado, vai dar.

4 de dezembro de 2014

Pedaços de Amor #16

Aquele momento em que a "quote of the day" do Goodreads sabe exactamente qual é a frase que estás a precisar nesse dia:
 
“To love is good, too: love being difficult. For one human being to love another: that is perhaps the most difficult of all our tasks, the ultimate, the last test and proof, the work for which all other work is but preparation.”

by Rainer Maria Rilke

2 de dezembro de 2014

Quero um elfo doméstico!

Pronto, era só mesmo isto que vinha aqui dizer uma vez que não tenho tempo para mais: quero um elfo doméstico!*




*Os fãs de HP percebem a referência.