30 de abril de 2012

Talvez Tango

"A arte nem sempre está nos museus, ou nas pautas. A arte também anda, mexe-se, existe por um momento e depois esvai-se no nada. Melhor assim. O eterno por vezes ganha mofo, cristaliza-se ou, no caso das religiões reveladas, dogmatiza-se.
É bom quando algo de belo acontece e logo depois desaparece. É bom quando certas manifestações de perfeição humana não perduram e não permitem a análise, o estudo, a compreensão. A História da Arte, como conceito, só podia ter sido inventada no nosso mundo, é vício nosso, mania ocidental, isto de tudo racionalizar, tudo explicar, tudo apreender. Sobretudo o que não pode ser apreendido, como as manifestações de perfeição humana."

Gonçalo Cadilhe, excerto da crónica "Talvez Tango"
in 1 Km de Cada Vez

29 de abril de 2012

Não és tu, sou eu

Ontem à noite pela primeira vez, fui até ao Mercado Negro em Aveiro. Já tinha ouvido falar algumas vezes deste bar e gostei do espaço, ainda não estava lá ninguém e por isso talvez tenha sido melhor, deu para absorver o espaço e poder ver as exposições com calma.

Numa das salas de exposições encontrei algumas molduras A5, com estas ilustrações da artista Rosário Pinheiro.











Meio a brincar, ainda disse que faltava a típica desculpa: "Não és tu, sou eu", mas quando dei meia volta para sair da sala, descubro que era exactamente esse o nome da exposição.

Selo #2


A querida Origami do blog As arritmias do meu ser, ofereceu-me uma vez mais um selo! :)
Obrigada Origami por mais um mimo tão bom, vou ficar mal habituada...


Este selo vêm acompanho do desafio de confessar 5 factos aleatórios sobre mim, portanto aqui vai:


1. Tenho um gato e é o amor da minha vida.
2. Ando na Universidade de Aveiro.
3. Quero ser professora.
4. Quero fazer um InterRail por Itália.
5. Já fiz o Caminho Português de Santiago de Compostela e sou assumidamente uma peregrina de Santiago. 


Devo ainda escolher 5 blogues com menos de 200 seguidores para oferecer o selo e o desafio, e os escolhidos são:


1. suspiros à solta
2. Fatia de Melancia
3. Diário da borboleta
4. Nem às paredes confesso
5. Por detrás das palavras

Pablo Alborán

Hoje quando cheguei a casa e liguei o facebook, tinha uma mensagem da amiga, com um link do site de venda de bilhetes para concertos e ainda antes de abrir o link o meu pensamento foi direitinho até ao Pablo Alborán.
É verdade! Ele vêm a Portugal e o melhor, vem a Aveiro!
Omg, tenho que ir ver este espanhol ao vivo e a cores (e a tudo o que tenho direito).


Cada vez gosto mais deste hombre!

27 de abril de 2012

We are young

Hoje o mano M. mostrou-me esta versão da série Glee da música We are young dos Fun.
Porque sou uma pessoa que quando gosta de uma música ouve vezes sem conta, por aqui hoje é só isto que se ouve.


"Tonight, we are young
So let's set the world on fire
We can burn brighter
Than the sun"

Post-it #7

"Por vezes, a vida é boa, outras leva-nos a lamentar ter esperado demasiado por alguma coisa, não ter feito qualquer coisa quando se podia e já não se pode..."
Danielle Steel, Mensagem do Vietname

25 de abril de 2012

Post-it #6

Porque hoje é Dia 25 de Abril: Dia da Liberdade.


Life is too short to be wasted in finding answers. 
Enjoy the questions!

A vida é demasiado curta para ser desperdiça a encontrar respostas. Aproveite as perguntas!


by Paulo Coelho

24 de abril de 2012

Quem sabe se....

.... um dia ainda nos encontramos.

23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

O que é ler?
A revista LER convidou vários autores a responder a esta pergunta, para ouvir as respostas: aqui.


Para mim ler é viajar, é conhecer mundos e pessoas, é ter uma visão da vida e dos sentimentos cada vez mais ampla e de me conhecer melhor. Ah e não me tirem o livro, qual e-book, nada é melhor do que o toque nas páginas de um livro.
No outro dia em conversa com um amigo, ele disse-me que agora as pessoas lêem mais do que antes. Será?! Tenho as minhas dúvidas. A verdade é que conheço mais pessoas que não têm hábitos de leitura do que as que têm.
E por aí, como vamos de leituras?!
Têm hábitos de leitura? E o que andam a ler neste momento?

22 de abril de 2012

Movie - Caçadores de Dragões

Normalmente, vamos ver um filme infantil por mês ao Domingo. Hoje estava em exibição o "Caçadores de Dragões", não estava com grande vontade de ir, por mim ficava em casa, mas a Madre e o irmão mais novo estavam com vontade de ir, então lá fomos nós. Estava de pé atrás, porque nem sequer tinha visto o trailer nem a sinopse, mas o irmão que também não tinha visto, mas estava cheio de vontade disse-me: "Tu ainda me vais agradecer por irmos ver o filme."
Não lhe disse, porque não queria dar o braço a torcer, mas não é que a criança tinha razão?!


A estória não traz nada de novo: dois caçadores de dragões (meio falsos), uma miúda tagarela e um cão que fala, embora de modo estranho, vão tentar derrotar o Dragão "Come mundos", que é só o maior Dragão de todos os tempos. Até aqui nada de novo mas o que faz deste filme algo de especial é a animação diferente do que se vê por aí, com alguns momentos na animação de verdadeiro primor e alguns efeitos de cortar a respiração tal não é a perfeição. 
Gostei! Valeu a pena sair de casa e ir até ao cinema. Se partilham o mesmo gosto por filmes infantis, aconselho vivamente este filme! 

                         

Tarte de maçã com chantilly

Numa altura em que andei a experimentar várias receitas de Tartes de Maçã, encontrei esta receita e é de longe a Tarte preferida da família, desde então tenho feito esta Tarte algumas vezes. Já andava com saudades de fazer uma sobremesa daquelas de encher o olho, hoje foi dia de voltar a fazer a famosa Tarte de Maçã com chantilly.

O chantilly não saio muito bem, não sei se foi porque a batedeira já é antiga e não bate tão bem (a outra melhor avariou) ou se não esperei tempo suficiente para a maçã arrefecer - que fique claro, não sou grande cozinheira. Em todo o caso estava muito boa :)


Receita da Tarte de Maçã com Chantilly
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
100g de manteiga sem sal
1 ovo


Para o recheio:
6 maçãs vermelhas grandes
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 pau de canela
2 dl de água
Canela em pó q.b.


Para o Chantilly:
4 dl de natas
3 colheres de sopa de açúcar
Gotas de sumo de limão q.b.


Para a base: Deite as bolachas partidas para uma picadora e ligue até ficarem em pó. Deite para uma tigela, junte a manteiga derretida e o ovo previamente batido e amasse bem. Forre uma tarteira ou pirex com o preparado anterior, pressionando bem.

Agora o recheio: Descasque as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes e depois corte em pedaços. Leme ao lume um tacho com a água, os pedaços de maçã, o açúcar amarelo, o pau de canela e um pouco de canela em pó e deixe cozinhar até a maçã ficar bem mole. Retire do lume e passe rapidamente com o passevite sem deixar ficar demasiado em puré. Deite o preparado anterior na tarteira sobre a base de bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 25 minutos.

Entretanto, prepare o chantilly: Bata as natas em chantilly com o açúcar e umas gotas de limão. Retire a tarte do forno, deixe arrefecer, cubra com o chantilly e polvilhe com canela.


Nota: Por acaso faço a receita de trás para a frente, começo pelo chantilly e faço a base enquanto as maçãs cozem.


Bom Apetite! ;)

21 de abril de 2012

Postcard #2


Ontem quando cheguei a casa tinha à minha espera este postal de Girona - Espanha. Neste caso o postal chegou mais cedo a casa do que eu, já estava aqui  há uma semana.
Não conhecia Girona, mas fiquei encantada com a vista do postal.

Gosto tanto de receber e de enviar estes mimos pelo correio :)

20 de abril de 2012

Biblioteca de Aveiro

Hoje à entrada da Biblioteca de Aveiro encontrei esta frase:
"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria."
by Jorge Luís Borges

Para mim o paraíso sempre foi uma espécie de Biblioteca. Há um encanto especial nos livros usados por tantos outros antes e depois de nós, o cheiro, a cor, o toque... 
Porque as Bibliotecas são para mim uma espécie de paraíso e porque esta em particular têm uma vista bonita para o largo em frente, acho que vou passar aqui muitas tardes a estudar.

P.s. Estava a pensar deixar de ler durante uns tempos, tenho muitos trabalhos da Universidade para fazer e queria dedicar-me a eles, mas é inevitável, entrei na Biblioteca e não podia sair sem um livro. Desta vez levo comigo o livro: Mensagem do Vietname da Danielle Steel. A culpa da escolha é do blog Por detrás das palavras.

19 de abril de 2012

Post-it #5

If you're brave enough to say goodbye, 
life will reward you with a new hello.
by Paulo Coelho

18 de abril de 2012

Esta coisa de gostar de alguém....

"Esta coisa de gostar de alguém não é para todos e, por vezes - em mais casos do que se possa imaginar - existem pessoas que pura e simplesmente não conseguem gostar de ninguém. Não é que não queiram - querem! - mas quando gostam - e podem gostar muito - há sempre qualquer coisa que os impede. Ou porque a estrada está cortada para obras... Ou porque sofremos de diabetes e não podemos abusar dos açucares. Ou porque sim e não falamos mais nisto.

E muitas das vezes, sabendo deste nosso problema, escolhemos para nós aquilo que sabemos que, invariavelmente, iríamos recusar. Daí existirem aquelas pessoas que insistem em afirmar que só se apaixonam pelas pessoas erradas. Mentira. Pensar dessa forma é que é errado, porque o certo é perceber que se nós escolhemos aquela pessoa foi porque já sabíamos que não íamos a lado nenhum e que - aqui entre nós - é até um alívio não dar em nada porque ia ser uma chatice! Do mesmo modo que no final de não sei quanto tempo de relacionamento há o hábito generalizado de dizermos que aquela pessoa com quem nós estamos já não é a mesma, quando por mais que nos custe, é igualzinha. O que mudou foram as expectativas que nós criamos em relação a ela.

O que é difícil - dizem - é saber quando gostam de nós. Saber quando gostam de nós? Isso é o mais fácil porque quando se gosta de alguém não há desculpas nem "ai que amanhã não dá porque tenho muito trabalho", nem " ai que hoje era bom mas tenho outra coisa combinada" nem "ai que não vi a tua chamada não atendida". Quando se gosta de alguém - mas a sério - não há nada mais importante do que essa outra pessoa. E sendo assim, não há sms que não se receba porque possivelmente não vimos, porque se calhar estava a passar num sítio sem rede, porque a minha amiga não me deu o recado, porque não percebi que querias estar comigo...

Quando se gosta de alguém temos sempre rede, nunca falha a bateria, nunca nada nos impede de nos vermos e nem de nos encontrarmos no meio de uma multidão de gente. Quando se gosta de alguém não respondemos a uma mensagem só no final do dia, não temos hipotéticos acidentes de carro, nem nunca os nossos pais se sentiram mal a ponto de nos impossibilitarem o encontro. Quando se gosta de alguém, ouvimos sempre o telefone, a campainha da porta... Quando se gosta de alguém - e estou a escrever para os que gostam - nada nos impede de estar juntos, porque nada nem ninguém é mais importante, do que nós."

by Fernando Alvim

16 de abril de 2012

Segredo


É melhor matar este sentimento,
antes que ele me mate a mim...

Reflections of a Skyline

Profs... a culpa é deles

Já desconfiava, mas o Ricardo Araújo Pereira confirmou, sou uma pessoa com amor ao sofrimento e com pouco discernimento. Sempre disse que quando acabasse os estudos e fosse dar aulas o melhor era entrar no Karaté, afinal a solução é mais simples, ter um professor cigano na escola, acho que sim...

"Neste momento, é óbvio para todos que a culpa do estado a que chegou o ensino é (sem querer apontar dedos) dos professores. Só pode ser deles, aliás. Os alunos estão lá a contragosto, por isso não contam. O ministério muda quase todos os anos, por isso conta ainda menos. Os únicos que se mantêm tempo suficiente no sistema são os professores. Pelo menos os que vão conseguindo escapar com vida.
É evidente que a culpa é deles.

E, ao contrário do que costuma acontecer nesta coluna, esta não é uma acusação gratuita. Há razões objectivas para que os culpados sejam os professores.
Reparem: quando falamos de professores, estamos a falar de pessoas que escolheram uma profissão em que ganham mal, não sabem onde vão ser colocados no ano seguinte e todos os dias arriscam levar um banano de um aluno ou de qualquer um dos seu familiares.

O que esta gente pode ensinar às nossas crianças? Se eles possuíssem algum tipo de sabedoria, tê-la-iam usado em proveito próprio. É sensato entregar a educação dos nossos filhos a pessoas com esta capacidade de discernimento? Parece-me claro que não.
A menos que não se trate de falta de juízo mas sim de amor ao sofrimento.

O que não posso dizer que me deixe mais tranquilo. Esta gente opta por passar a vida a andar de terra em terra, a fazer contas ao dinheiro e a ensinar o Teorema de Pitágoras a delinquentes que lhes querem bater. Sem nenhum desprimor para com as depravações sexuais - até porque sofro de quase todas-, não sei se o Ministério da Educação devia incentivar este contacto entre crianças e adultos masoquistas.

Ser professor, hoje, não é uma vocação; é uma perversão.

Antigamente, havia as escolas C+S; hoje, caminhamos para o modelo de escola S/M. Havia os professores sádicos, que espancavam alunos; agora o há os professores masoquistas, que são espancados por eles. Tomando sempre novas qualidades, este mundo. 

Eu digo-vos que grupo de pessoas produzia excelentes professores: o povo cigano.

Já estão habituados ao nomadismo e têm fama de se desenvencilhar bem das escaramuças. Queria ver quantos papás fanfarrões dos subúrbios iam pedir explicações a estes professores. Um cigano em cada escola, é a minha proposta.

Já em relação a estes professores que têm sido agredidos, tenho menos esperança.

Gente que ensina selvagens filhos de selvagens e, depois de ser agredida, não sabe guiar a polícia até à árvore em que os agressores vivem, claramente, não está preparada para o mundo."

Ricardo Araújo Pereira in Opinião, 
Boca do Inferno, Revista Visão

13 de abril de 2012

6f 13!

Dizem por aí as más línguas, que hoje é dia de azar. Dizem os bons lábios, que hoje é dia do beijo. Por aqui não foi dia nem duma coisa nem da outra.... Do mal o menos... 
Deveria ter sido dia de adiantar trabalhos da universidade e pôr o curso de Japonês em dia, mas por culpa da chuva ou por me sentir feliz, foi dia de guitarra até me doer os dedos, o pulso, o braço... Mas soube tão bem! :)

12 de abril de 2012

O sentido da vida


"Por vezes a vida leva-nos a parar e a reflectir. Manuel Forjaz teve duas epifanias que o ajudaram nesse sentifo: uma foi perceber a certa altura que tinha "tudo" menos uma coisa: a liberdade para usufruir do seu tempo: outra foi-lhe ter sido diagnosticado um cancro há um mês atrás. Qual o sentido da vida? É nessa visão que ele nos traz."


Com toda a certeza, o sentido da vida, não é estar a transcrever uma aula de matemática para uma cadeira do Mestrado! Estou a começar agora e esperam-me 90 minutos de aula para transcrever, prevejo um trabalho moroso e nada divertido...
Acho que vou acabar por ter uma epifania...

11 de abril de 2012

Solamente tú

Hoje por aqui, foi esta a música que não parou de tocar:

"Haces que mi cielo
Vuelva a tener ese azul,
Pintas de colores
Mis mañanas, solo tú"

  

Solamente Tú, Pablo Alborán

Dizem que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento, 
mas pode vir este espanhol cantar-me ao ouvido?! :)

8 de abril de 2012

Feliz Páscoa




Zero

"Sometimes you may feel like a zero, 
but if you find another zero,
you can reach infinity..."
by Ana Neves

7 de abril de 2012

We're perfectly imperfect...

But I wouldn't change a thing.


"Beth começava a habituar-se aos ritmos e aos humores dele, a reconhecer os imperceptíveis sinais que demonstravam como ele era. Bom e mau, com virtudes e defeitos, seria dela para sempre.
(...)
Ela, imperfeita como era, também seria dele para sempre. Era pegar ou largar, pensou. Ela era quem era.
Logan caminhou para ela, a sorrir como se conseguisse ler-lhe o pensamento, e abriu os braços."

Nicholas Sparks, in Um Homem com Sorte

5 de abril de 2012

Postcard

Hoje o correio trouxe este postal :)


Já sabia que tinha um postal a chegar, só não sabia de onde vinha e qual não foi o meu espanto quando vi que era da minha cidade de Lisboa!

E as saudades que eu tenho de me perder por Lisboa...

4 de abril de 2012

Livros na Cozinha

Os livros que fazem falta na minha cozinha: 


Título: Cascas, Talos, Folhas e outros tesouros nutricionais
Autoria: Alexandre Fernandes
Sinopse: Não desperdice o que lhe faz bem - comer saudável é aproveitar integralmente os nutrientes que os alimentos nos dão: compre menos, desperdice menos, coma melhor! Num mundo onde o desperdício impera, todos os dias deitamos para o lixo autênticos tesouros nutricionais. Parece-lhe estranho? Então verifique como, utilizando aquilo que normalmente...

Aqui em casa não desperdiçamos assim tanto, o que sobra damos aos animais da nossa mini quinta ou devolvemos à terra. Mas pelos vistos, ainda podemos aproveitar mais e aquele bife da casca de banana, as entradas com casca de batata e o sumo com casca de manga e laranja entre outros, despertaram a minha curiosidade. Como com pouco se pode fazer muito!


Título: Uma especialista em nutrição no supermercado
Autoria: Patrícia Almeida Nunes
Sinopse: Gosta de comprar cereais ricos em fibra, mas já reparou na quantidade de gordura e/ou açúcar que o rótulo da embalagem indica? Aquilo que pensava ser a opção mais saudável pode afinal ser a mais calórica e logo pouco equilibrada. 
Gosta de comprar iogurtes magros/light para manter a linha, mas já reparou na quantidade de açúcar que têm? Existem no mercado iogurtes magros que podem ter 4 pacotes de açúcar por embalagem. Escolha antes os que apresentam a designação «Magro com baixo teor de açúcar» ou «0% de açúcar adicionado».
Compra tostas que na embalagem anunciam «sem colesterol», mas na realidade as tostas não têm colesterol, logo essa não é uma mais-valia... Compra leite rico em cálcio? Mas o leite por si já é rico em cálcio. Não se prenda a alegações. Ou acha que as bolachas digestivas facilitam a sua digestão. Já reparou no valor calórico e de gordura indicado no rótulo? Quatro bolachas Maria têm em média 110 calorias, já as digestivas podem fornecer 270.
Sabia que os legumes já embalados e lavados são mais caros? Verifique se a carne picada embalada não tem aditivos. De preferência peça para picar no momento e misture carne de aves para diminuir o teor de gordura (aumentar o aporte nutricional).
Sabia que muitas vezes os chamados packs económicos têm menos quantidade que a concorrência ou têm prazo de validade menor? Para muitos de nós, o supermercado é um mundo misterioso onde nos sentimos perdidos. Queremos alimentar-nos de forma mais saudável, racional e económica, mas perante as prateleiras cheias de ofertas atractivas, e faltando-nos informação simples e apropriada, não sabemos qual é a escolha mais acertada.

Quando passei a fazer as minhas compras tomei consciência que ir ao supermercado pode não ser uma tarefa assim tão simples, principalmente se tentarmos ler os rótulos dos produtos. Este livro fazia mesmo falta para todos aqueles que procuram uma alimentação mais equilibrada e saudável.

9 meses em 90 segundos

3 de abril de 2012

Exposição Fernando Pessoa


Até dia 30 de Abril estará presente na Fundação Calouste Gulbenkian a exposição sobre Fernando Pessoa, intitulada: Plural como o Universo. 
Pessoa foi sem dúvida uma pessoa (perdoem-me a redundância) muito plural, mas apesar de todos as vidas que vestiu, tenho um especial apreço pelos poemas e prosas que escreveu como ortónimo.

Só agora tomei conhecimento desta exposição e tenho pena, porque da última vez que fui a Lisboa podia ter lá ido... Deixa-me um gosto amargo na boca não poder ir, primeiro porque aprecio tal como já disse as palavras de Fernando Pessoa, depois porque pelo que nos é dado ver pelo video, a exposição está qualquer coisa de espectacular! Não me surpreende, a última vez que fui a uma exposição deste género na Gulbenkian foi sobre a vida de Darwin e estava muito bem projectada, visto que até suricatas, lagartos e tartarugas vivas tinha (gostei especialmente dos suricatas, se não fosse o meu irmão tinha lá passado a manhã inteira a olhar para eles). 

Portanto se estiverem por estes dias em Lisboa e se gostarem de Fernando Pessoa, não deixem de passar por lá, porque com certeza valerá a pena (porque tudo vale a pena, quando a alma não é pequena). 
Depois passem por aqui e contem-me os pormenores da exposição :)

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."
Fernando Pessoa

1 de abril de 2012

Acho que estou apaixonada!

pelo meu gato!
Feliz dia das mentiras

Só de mim


"Só de mim, conta a história de alguém que já teve tudo,
e que só se apercebeu disso depois de perder."

Earth Girl Arjuna



"Todos e cada um de nós sentindo a beleza em nossos corações.
Se todos e cada um de nós mudarmos, nós todos mudaremos."
Arjuna

Mas para mudar é preciso coragem. Precisamos lutar contra o sistema, contra toda a sociedade e não é fácil, porque quem é diferente tende a ser excluído da sociedade.
Mas se não começarmos a pensar por nós próprios, se continuarmos a pensar por aquilo que os jornais/revistas/televisão nos dizem, deixamos de ser nós próprios e passamos todos a ser ovelhas iguais do mesmo rebanho. 
Pergunta, questiona, interroga e pensa por ti próprio!
E nunca te esqueças de ouvir e falar com a tua verdadeira voz.